De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Almôndegas de Cavala


Foi um fim de semana que passou a correr. Uma sexta feira frenética, com filmagens para o canal de youtube - As Minhas Receitas (https://www.youtube.com/channel/UCqwx5k2A7vqwwAaa8xbIPJg) Foi um dia cansativo, mas que compensa sempre pelas vossas reacções e comentários aos videos e receitas.
Sábado logo de manhã cedo, foi altura de ir até ao Porto, para mais um workshop de “Receitas de Verão”. Obrigada a todas as que estiveram presentes, para mais uma maravilhosa manhã entre conversam risos, boa disposição, receitas, almoço e convívio. Chegar a casa, arrumar tralhas, ter um bocadinho para estar a brincar e relaxar com os miúdos. E depois fomos jantar a casa de uns amigos, que sabe também sempre bem ser recebida em casa dos outros, para um jantar divertido.
E domingo que foi dia da mãe. Entre receber beijinhos e miminhos dos filhos logo pela manhã, tomar café com os amigos depois da missa, a almoçar com a mãe e jantar com a sogra, o dia passou-se tão depressa como o resto do fim de semana, e quando reparamos são 22h de domingo à noite e estamos a chegar a casa

E entretanto começa uma nova semana, com uma receita de almôndegas de cavala que foram uma forma de aproveitar as sobras de umas deliciosas cavalas assadas. Como habitual, cá em casa nada se desperdiça!

Ingredientes para 10 almondegas: (2 pessoas)

200g de sobras de cavala assada desfiada sem peles e espinhas (podem usar outro peixe)
1 batata média cozida (sobras)
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de mandioca ou pão ralado + para panar
3 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

No robot de cozinha misture as sobras de cavala, as batatas em pedaços, a salsa picada, a farinha de mandioca ou pão ralado, o ovo e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Triture tudo até obter uma mistura homogénea. Molde depois bolinhas não muito pequenas (do tamanho de uma bola de golf) e passe-as por mais farinha de mandioca ou pão ralado.
Depois pode fritar em óleo quente, ou levar ao forno, a 180ºC cpm ventilação, num tabuleiro forrado com papel vegetal e regadas com um fio de azeite, durante cerca de 20 minutos.
Sirva com uma salada verde ou legumes salteados.


Bom Apetite!