De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Almôndegas de Peixe com Batata Doce e Alho francês com Maionese de Salsa


As sobras. As sobras que me fizeram alterar toda a minha ementa semanal. Vamos lá a ver uma coisa: cá em casa não se desperdiça nada. Durante o fim de semana sobrou mais comida do que aquela que eu estava a contar. Sobras de peixe no forno,  sobras das almôndegas com molho de tomate e vegetais que tinha feito na slowcooker, sobras de carne assada, e ainda panadinhos de frango. A ementa semanal tinha de ser repensada. As compras já estavam feitas, mas a carne e o peixe congelados, pelo que nada se estraga e até poupo dinheiro nas compras da próxima semana.
Depois foi um exercício rápido de voltar a fazer a ementa aproveitando tudo aquilo que havia no frigorífico. Antes disso, volta-se a abrir o frigorífico e a tirar cá para fora tudo aquilo que tem e deve ser utilizado. É mais fácil assim perceber se alguma coisa se está a estragar, o que precisa de um consumo mais imediato e evitar acabar a deitar fora algumas coisas que ficam perdidas nas gavetas e escondidas nas caixas.
O peixe acabou numas almôndegas de peixe, batata doce e alho francês. Até porque havia um resto de alho francês do cabaz biológico da semana anterior a necessitar mesmo de ser gasto. E acabei a utilizar o meu novo gadjet de cozinha, do qual estou completamente fã. Já aqui tinha dito que para purés prefiro muito mais cozinhar os legumes a vapor. Neste caso, cozinhar a batata a vapor permite que tenha menos água, seja mais fácil de moldar as almôndegas e que estas não fi,quem espapaçadas e se desfaçam. Costumava cozer a vapor no fogão, mas agora, com esta “coisa” nova da Tupperware (a micro gourmet) cozo a batata a vapor em 10 minutos no microondas - e quem diz batata, diz todos os legumes, carne ou peixe ou refeições completas a vapor em menos de 30 minutos

. *  E a acompanhar, para além de uma salada de alface e espinafres baby (mais uma sobra), uma deliciosa maionese caseira feita com azeite, salsa e alho.

Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro - Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem [email protected]

Ingredientes para 20 bolinhas:

1 batata doce grande de polpa amarela (cerca de 400g)
250g de sobras de peixe limpo de peles e espinhas (sobras de salmão e de pescada, mas podem cozer ao vapor a mesma quantidade de peixe)
1 alho francês pequeno
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Maionese de Salsa
1 ovo
120ml de azeite
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
2 colheres de sopa de salsa
1/2 dente de alho pequeno

Preparação:

Comece por descascar a batata, corte-a em pedaços pequenos e leve-a a cozer a vapor - de modo a não ficar com muita água e ao fazer as almôndegas estas não se desfazerem ou ficarem moles e disformes.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas coloque-as no robot de cozinha ou esmague-as com um utensílio próprio e misture o peixe, envolvendo bem.
Entretanto pique o alho francês e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Junte depois o alho francês à mistura de batata e peixe e retifique de sal e pimenta. Envolva bem e deixe arrefecer.
Molde depois bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. (Poderá guardar no frigorífico 1 ou 2 dias até finalmente cozinhar no forno)
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
Para a maionese de salsa, coloque no copo da varinha mágica o ovo, um pouco de sumo de limão, sal e pimenta a gosto, o alho, a salsa e o azeite. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema do ovo e triture até começar a emulsionar. Suba depois cuidadosamente a varinha para cima até que toda a mistura esteja emulsionada e a maionese com a consistência desejada.
Sirva as almôndegas com uma salada verde e acompanhe com a maionese de salsa.

Bom Apetite!



Ainda não virei vendedora da Tupperware, mas foi a minha amiga Raquel - essa sim vendedora de tupperware  - que me convenceu com este novo gadjet ao qual fiquei rendida, e que já tem lugar cativo na minha cozinha, até porque é mais rápido do que usar o cesto de cozedura ao vapor no fogão. Se estiverem interessados podem saber mais e encomendar na página dela  - https://www.facebook.com/caixamagicatw/?fref=ts  ou através de [email protected] até porque este a micro gourmet está em promoção até ao final do mês. (E não, eu não ganho uma comissão com as vendas!! É só mesmo partilha, ok?!