De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Almôndegas em molho de tomate

Como já vos tinha dito, este ano os horários lá em casa estão todos do avesso, e a nossa mesa mais parece uma cantina do que propriamente uma mesa de família. Um conjunto de circunstâncias fez com que este ano tivesse que funcionar assim. Custou no início, mas agora já me adaptei, ao entra e sai, ao come agora e ao come mais tarde, ao faz jantar para o primeiro comer antes das 19 e o último depois das 21†dita isto que passe o meu fim de dia quase todo na cozinha. Entre preparar refeições, pôr e levantar a mesa, lavar a loiça, dar dois dedos de conversa com quem está a comer naquela hora, sobra-me muito pouco tempo para o que quer que seja. Quer isto dizer que preciso ser mais organizada e esquematizada que nunca. Porque a acrescentar a isto há que deixar almoços para alguns dias que as miúdas almoçam em casa e almoços todos os dias para eu e o João levarmos para o trabalho. Este ano é dose! Noutra altura será diferente. Apesar de tudo, continuo sem conseguir ser adepta das ementas semanais. Não me oriento. Sou muito de aproveitamentos e de improvisos. Por isso não vale a pena ter trabalho a fazer uma coisa que não vou conseguir cumprir. Admiro quem consiga essa disciplina, mas eu não consigo! Uma das minhas ferramentas é planear uma ou duas refeições para o fim-de-semana, que apesar de rápidas, se façam em quantidade suficiente para remediar almoços ou pelo menos mais um jantar de dia de escola e trabalho. Um desses pratos foram estas almondegas. Muito simples de preparar e rende bastante. Mais ainda com a ajuda da minha filha mais nova, que deitou mãos à massa e misturou tudo e fez as bolinhas. Por isso, sobrou mesmo muito pouco para eu fazer. Deixo-vos a sugestão:

Rende 50 almondegas

1,1 kg de carne picada (500g vaca + 500g porco + chouriço)
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha
6 pés de coentros
Pimenta a gosto
1 colher de chá de alho em pó
Sal q.b.
Pimentão doce a gosto

1 cebola
5 dentes de alho
2 latas de tomate triturado ou em cubos

Queijo Emmental a gosto

Numa taça grande misturar a carne picada, os ovos, a farinha, os coentros picados e os temperos. Misturar tudo com as mãos até os ingredientes estarem todos integrados. Fazer pequenas bolas de carne com as mãos e reservar.

Levar um tacho ao lume com a cebola e os dentes de alho picados, regados com um fio de azeite. Quando a cebola começar a alourar colocar as almondegas, com cuidado para não se desfazerem. Deixar tomar cor e apenas depois mexer com uma colher. Juntar as duas latas de tomate, envolver e tapar o tacho, deixando cozinhar cerca de 25 minutos, mexendo ocasionalmente e juntando um pouco de água apenas se acharem necessário. Antes de servir polvilhar com queijo emmental ralado.

Bom apetite!