De: As Receitas da Patanisca (Ver receita )



Receita - Aniversário 4 anos! Bolo gelado celestial

Hoje o blogue Receitas da Patanisca faz 4 anos! Para comemorar deixo-vos uma sugestão gelada que fica bem em qualquer aniversário.

Recheio
6 claras de ovo.
Umas gotas de limão
Uma pitada de sal
500g natas para bater
180g de leite condensado

Base
100g bolachas Maria ou outra ao gosto

Praliné
200g de açúcar
100g de amêndoas cruas descascadas

Coloque num tacho anti-aderente o açúcar para fazer o caramelo, quando começar a ficar dourado acrescente as amêndoas. Quando estiver escuro verta sobre o papel de silicone e deixe resfriar.

Uma vez frio, parta-o e coloque-no no copo seco, cerca de 12 seg. V.3 ½. Em alternativa pode utilizar uma picadora. Reserve num saco de congelação. Este passo é melhor faze-lo no dia anterior.

Tradicional
Pique as bolachas numa picadora. Reserve.

Bata as claras em castelo juntamente com umas gotas de limão e uma pitada de sal. Retire e reserve.

Bata as natas até que fiquem em textura de chantilly e reserve.

Envolva com cuidado as natas, as claras e o leite condensado.

Numa forma de fundo amovível coloque as bolachas no fundo, metade do gelado, uma camada fina de praliné e a outra metade do gelado. Por cima coloque o restante praliné e leve ao congelador de um dia para o outro.

Bimby
Pulverize as bolachas na V.6. Reserve.

Com o copo bem limpo e seco colocar a borboleta nas lâminas, acrescente as claras, as gotas de limão e uma pitada de sal, programe 6 min V.3. Tire e reserve.

Sem lavar o copo e com a borboleta posta bata as natas, VǏ. Coloque noutro recipiente.

Faça uma cavidade no centro das natas, deite o leite condensado e em seguida as claras misturando com cuidado com espátula com movimentos envolventes. Faça de imediato para evitar que baixem.

Num molde redondo desmontável (se é fechado fora-se com película transparente) põe-se no fundo as bolachas, a seguir metade da mistura do gelado, uma camada de praliné, o resto da mistura e por cima o resto do praliné.

Leve ao congelador de um dia para o outro.

Pode-se fazer uma torta enrolada com marmelada, cortá-la em fatias finas e pôr em volta do molde antes de o encher com gelado.

Fonte: Forum Bimby (Carocas)