De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bacalhau Assado à Moda da Mãe


Uma receita que a minha mãe faz muitas e muitas vezes e que eu adoro. É uma coisa que como habitualmente e com alguma frequência em casa dos meus pais, pelo que são poucas as vezes que a reproduzo cá em casa. Mas a sexta feira passada, apesar da ementa semanal estar orientada para a outra coisa, acabou por me dar a vontade, e lá saiu o bacalhau assado(grelhado) à maneira da minha mãe.
Desde os maiores aos mais pequenos todos comera com satisfação, e é sempre bom ver que não sobra nada para contar a história. Mesmo com receitas simples e de poucos ingredientes como esta.
Não será uma verdadeira receita de fim de semana, mas é perfeita para lançar o mote para mais um fim de semana Outonal - e este, espera-se com temperaturas outonais depois da tristeza do fim de semana passado.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em [email protected]

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em [email protected]

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em [email protected]

Ingredientes para 3 pessoas:

2 lombos ou postas altas de bacalhau
4 dentes de alho grandes
4 cebolas pequenas
12 batatinhas pequenas 
azeite q.b.
sal q.b.
pickles picados para servir

Preparação:

Comece por descascar os dentes de alho e de os levar a aquecer em lume brando juntamente com o azeite (cerca de 150ml). Não deixe os dentes de alho fritar.
Coloque depois tudo numa travessa funda, caçarola de barro ou “saladeira” e reserve.
Entretanto coza as batatas inteiras e com casca, depois de bem lavadas, em água temperada de sal. 
Descasque as cebolas, dê-lhes uns cortes em cruz, e coza-as a vapor, durante alguns minutos (no microondas ou num cesto próprio) até que fiquem macias, mas não a desfazerem-se. (Este passo, é apenas para facilitar quando for grelhar as cebolas!)
Leve um grelhador ao lume e deixe aquecer bem.
Pincele as postas de bacalhau com um pouco de azeite e grelhe-as, primeiro de um lado, e depois do outro, até que o bacalhau fique cozinhado e se desfaça em lascas.
Coloque o bacalhau grelhado diretamente no azeite aquecido com o alho, desfazendo-o em lascas com a ajuda de um garfo. Aproveite para retirar as espinhas maiores que encontrar.
Aproveite a grelha quente para acabar de cozinhar as cebolas grelhando-as também, até que fiquem bem cozinhadas e com as marcas do grelhador. Junte-as ao bacalhau.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas escorra-as bem e dê-lhes um murro. Passe-as a também pela grelha, para que ganhem alguma cor e sabor, e coloque-as também na mistura de bacalhau, cebola, azeite e alho.
Envolva tudo muito bem, sem desfazer muito, e polvilhe com os pickles picados.
Sirva de imediato, e se necessário regue com mais azeite que este prato é guloso.


Bom Apetite!