De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bacalhau com Alho Francês, Batata Doce e Natas


O desperdício alimentar é algo que realmente me incomoda, e já aqui falei algumas vezes nessa questão. Todas as semana faço algum trabalho de “gestão” alimentar, de forma a não comprar em excesso (nem em falta) e de conseguir usar as eventuais sobras e restinhos que há pelo frigorífico.
Em semanas de “pós-workshops”, costuma sempre haver extras para gastar no frigorífico. Ou sobras de legumes, fruta ou de alguma carne ou peixe, queijos, ou natas. Não muita quantidade, porque também por aí faço uma gestão de não comprar mais do que o necessário para as receitas e número de participantes, mas há sempre sobras a necessitarem de serem gastas.
Foi por isso que este bacalhau deixou de ser uma espécie de bacalhau à brás, para se tornar numa espécie de bacalhau com natas, porque havia uma embalagem de natas frescas no último dia da sua validade, e pelo sim pelo não houve mudança de ementa.
Por aqui ninguém de arrependeu, porque ficou bastante bem. E um dia não são dias. (Vá e as batatas foram feitas no forno e não são fritas!)
Nada como todas as semanas tirar tudo para fora do frigorífico para melhor analisar o que está a necessitar de ser consumido em primeiro lugar. Digam-me que não sou só eu com este cuidado!


ÚLTIMAS VAGAS - No dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em [email protected]

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de migas de bacalhau previamente demolhadas (ou das congeladas)
4 batatas doce médias
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
azeite q.b.
2 alhos franceses
200ml de natas frescas ou creme fraiche

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos não muito grandes. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa só camada, e tempere com um pouco de sal e regue com um pouco de azeite (eu gosto de usar o azeite em spray).
Leve as batatas a assar em forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação, e deixe-as cozinhar até que fiquem macias por dentro e crocantes por fora.
Entretanto corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para libertar toda a areia que possam ter. 
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho laminados e o alho francês e deixe refogar até ficar macio. Junte depois o bacalhau bem escorrido e deixe estufar juntamente com o alho francês. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Depois de as batatas estarem cozinhadas envolva-as na mistura de bacalhau, e acrescente duas ou três colheres de sopa das natas e envolva bem.
Coloque depois a mistura num prato que possa ir ao forno e por cima coloque as restantes natas.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos apenas para dourar a superfície.
Sirva acompanhada por feijão verde cozido!


Bom Apetite!