De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bacalhau com legumes e batatas no forno

Lá em casa todos gostamos de bacalhau. Eu pessoalmente podia comer bacalhau todos os dias, que acho não chegava a enjoar. Sempre que me perguntam o meu prato preferido a minha resposta é sempre, qualquer um que leve bacalhau. É daquelas coisas… por isso mesmo, e apesar de não fazer tantas vezes como gostaria, vou variando as receitas de bacalhau. No forno, no tacho, na grelha, na frigideira¦ tudo resulta com este amigo da gastronomia portuguesa. Desta vez saiu um bacalhau com batatas e alguns legumes. Deixo-vos a sugestão:

3 postas médias de bacalhau
5 batatas médias
2 cebolas
6 dentes de alho
¼ de couve lombarda
½ pimento vermelho
1 tomate maduro
1 dose de molho bechamel da Bimby ou 1 embalagem de 200ml

Descascar as batatas e cortar em rodelas. Reservar num recipiente com água.

Levar um tacho com água ao lume e deixar ferver. Colocar o bacalhau no tacho e deixar por 4 ou 5 minutos. Retirar as postas do bacalhau e adicionar no mesmo tacho as rodelas de batatas, acrescentando um pouco de sal. Depois de cozidas, escorrer e reservar. Enquanto as batatas cozem, limpar o bacalhau de peles e espinhas e desfiar em pedaços.

Levar uma frigideira larga ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente, juntar os dentes de alho picados e as cebolas em fatias finas. Deixar alourar e adicionar a couve partida em juliana, o pimento e o tomate em pedaços pequenos. Quando estiver a ferve adicionar o bacalhau desfiado e envolver, deixando cozinhar por mais 2 ou 3 minutos.

Quem faz o bechamel na Bimby, deve colocar a fazê-lo quando se começa a cozinhar os legumes.

Colocar a mistura de bacalhau num tabuleiro de ir ao forno e por cima distribuir as rodelas de batatas. Cobrir as batatas com o molho bechamel e colocar o tabuleiro no forno na opção grill apenas para gratinar. Quando estiver douradinho, está pronto.

Bom apetite!