De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bacalhau com Legumes Salteados e Broa


Não houve vontade de ir ás compras. Prepara-se o jantar com os últimos legumes do frigorífico e com o bacalhau que é das poucas coisas que há na arca congeladora. 
Depois do jantar que estava até muito bom, sento-me com uma chávena de chá na mão a fazer a lista de compras para a semana, que é quase como uma tela em branco pronta a ser pintada de todas as cores que quisermos. Escrevo ingredientes e imagino receitas que anoto ao lado da lista, deixando sempre algum espaço aberto para a criatividade e para outra coisa que me apeteça.
Este bacalhau surgiu da preguiça, mas quando temos sempre alguma coisa em casa, o que nos vale é que não nos faltem ideias sobre o que fazer para o jantar.
Em vossas casas também é assim?


Ingredientes:


2 postas de bacalhau
1 alho francês grande
3 dentes de alho
1 tomate chucha
1 cebola
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 fatia grande de broa de milho
1 molhinho de coentros


Preparação:


Leve o bacalhau a cozer numa panela com água. Assim que a água levantar fervura desligue o lume e deixe o bacalhau em infusão cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo retire o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.
Corte o alho francês em rodelas finas e lave-as muito bem em água. Corte a cebola em meias luas, o tomate em cubos e pique 2 dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com azeite e salteie o alho francês, a cebola, o alho e o tomate até ficarem macios. Retifique de sal e pimenta.
No fundo de um pirex ou assadeira coloque a mistura de legumes e por cima disponha as lascas de bacalhau. Cubra tudo com a broa previamente picada juntamente com o restante dente de alho e os coentros. Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a broa fique tostada.
Sirva com legumes cozidos ou esparregado de espinafres.


Bom Apetite!