De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Batata Doce Assada com Tomilho e Alho


As minhas idas ao mercadinho biológico do botânico têm sido escassas nestes últimos tempos. Os fins de semana têm sido passados a correr, entre workshops e outras coisas e quase que nem tenho tido tempo de lá passar. Andava desesperada por uma solução que se encaixasse nesta rotina, e parece que ouviram as minhas preces. Depois de alguma procura, e porque o meu tempo nem sempre dá para tudo o que eu quero, descobri um cabaz ao domicílio, biológico, e que me satisfaz. A Dona Rosa (poderão encontrar a página no facebook: https://www.facebook.com/dona.rosa.bio/?fref=ts) faz entregas em casa, na zona de Coimbra e além disso vende no Mercadinho do Botânico. Portanto a qualidade eu já conhecia, e agora posso ter os produtos que eu gosto e quero, mesmo quando não me posso deslocar lá e comprar diretamente à D. Rosa.
No meu primeiro cabaz, entre muitas outras coisas, vieram batatas doce, roxa e amarela, que me inspiraram desde logo! Um prato de batatas coloridas!
Das coisas muito simples que se vão fazendo aqui por casa como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas. Estas batatas ficam tão bonitas, que fazem a mesa parecer logo de festa, ainda que estejam a acompanhar um simples frango assado ou uma picanha grelhada. 
Deixo-vos a sugestão, como ideia já a pensar nas mesas de festa que se avizinham, ou apenas para terem uma mesa mais bonita – porque os olhos também comem – nas vossas receitas de todos os dias.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de “Receitas para mesas de Festa”. Inscrições e informações em [email protected].
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comerâ€. Para se inscreverem e para outras informações [email protected].

Ingredientes para 4 pessoas:

1 batata doce grande de polpa amarela
1 batata doce rande de polpa roxa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
tomilho fresco q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas escovando a casca e seque-as bem. Com uma faca afiada ou com a ajuda de uma mandolina (eu prefiro usar a minha mandolina Borner, pois é muito mais rápido e fica tudo direitinho!) corte-as em rodelas com cerca de 2mm de espessura.
Alternando entre as rodelas de batata doce roxa e amarela, disponha-as em circulo, num pirex ou recipiente que possa ir ao forno, de modo a fazerem um efeito bonito. Tempere depois com sal e pimenta, com o alho picado finamente, as folhas de tomilho fresco e regue com azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas e macias. Se quiser retire o papel para tostar um pouco.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas, ou, para algo diferente junte-lhe uma colher de pesto caseiro e um ovo escalfado para uma refeição sem carne ou peixe.

Bom Apetite!