De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Batata Doce, Cogumelos e Ovo


Há dias, em que os finais de tarde são uma aventura! Depois de ir buscar o Zé à escola voltamos os 3 para casa. É normalmente o tempo de estar a brincar com eles, de ler histórias, de fazer corridas de carros, de ver os desenhos animados preferidos…Normalmente a coisa consegue passar-se com relativa calma e eu acabo a conseguir também fazer o jantar – se já não o tiver adiantado….
Mas há outros dias em que é só birras, choro por tudo e mais alguma coisa, e só querem estar agarrados a mim. E quando assim é, muitas vezes tem de ser. Faz parte. Esqueço que estou atrasada para o jantar e espero que o pai chegue a casa. Só depois, e com outro adulto para dividir a atenção, mas mesma assim muitas vezes com o António agarrado a mim como uma “lapa”, lá começo a fazer o jantar…. E às vezes, porque o que eu tinha programado já não vai muito a tempo, saem coisas destas que até nos sabem muito bem.
Uma refeição sem carne, nem peixe e com sabor a feriado!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doces (tamanho médio)
8 cogumelos castanhos
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 colher de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
azeite q.b.
2 ovos
50g de queijo da ilha ralado q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos. Leve-as depois ao forno, regadas com um pouco de azeite, ou frite-as.
Entretanto corte a cebola em meias luas e lamine os cogumelos. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a folha de louro e o dente de alho laminado. Deixe começar a fritar e acrescente depois a cebola e os cogumelos. Deixe cozinhar em lume brando, até os cogumelos começarem a querer ficar murchos e junte depois um pouco de coentros frescos picados, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. 
Cozinhe os ovos num frigideira anti aderente com um fio de azeite – como se estivesse a estrelar sem gordura.
Num prato coloque no fundo as batatas. Por cima disponha a mistura de cogumelos e por cima destes o queijo ralado. Termine com o ovo e com um pouco de coentros frescos picados.

Bom Apetite!