De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Batata Recheada com Carne Picada em Molho de Tomate


Pode não ser propriamente uma comida de verão, mas surgiu assim de repente a ideia de fazer umas batatas recheadas. Ando completamente viciada nestas batatas doce laranja, de textura cremosa depois de cozinhadas, e que são realmnete muito saborosas, mas podem fazer esta receita com qualquer outra batata, doce ou normal.
Cá por casa até os mais pequenos andam fãs de batata doce, e foi um regalo ver o Zé Maria (habitualmente mais para o pisco a comer) a deliciar-se com a sua batata recheada. Deixou o prato limpinho e disse que estava bom. (E que tinha sido a pai a fazer… enfim!)
A receita é simples: batata assada até ficar cremosa e macia. Carne picada com uma espécie de molho à bolonhesa e depois, umas coberturas do que havia cá em casa que tornam o prato mais bonito, mas também com mais coisas para trincar.
Como aproveitei para fazer um pouco mais de carne ainda guardei uma pequena tupperware com as sobras e assim tenho carne bolonhesa preparada para qualquer outra situação pelo mesmo tempo que me levou a fazer o jantar.
Cá em casa foi sem dúvida das melhores receitas dos últimos tempos, e espero que por aí também gostem!




Ingredientes para 4 pessoas:

4 batatas grandes (usei batata doce laranja, mas qualquer batata da sua preferência serve)
350g de carne de vaca picada
sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
4 tomates pelados (de lata) ou bem maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
cebolinho q.b.

Para os toppings:
azeitonas pretas descaroçadas
nozes picadas
cenoura ralada ou em palitos finos
cebola roxa picada
tomate cereja cortado em quartos
folhas de rucula

Preparação:

Lave bem as batatas e, sem as descascar embrulhe-as em papel de alumínio. Leve-as a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem macias. (É importante usar batatas com polpa macia, própria para purés, por exemplo para que fiquem cremosas depois de assadas)
Entretanto prepare a carne. Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho e deixe alourar. Junte depois a carne e envolva-a bem no refogado até que comece a ficar dourada. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar uns minutos antes de acrescentar o tomate previamente picado e a polpa de tomate. Envolva bem e deixe cozinhar em lume brando até estar bem apurada. Retifique os temperos.
Prepare os toppings.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas retire-as do forno e desembrulhe-as cuidadosamente. Faça um golpe com uma faca e abra-as fazendo pressão em ambas as pontas. A batata deverá “esborrachar-se” e ficar com uma espécie de buraco para rechear. Coloque depois a carne dentro das batatas e polvilhe com  cebolinho. De seguida coloque os toppins, que são decorativos mas também dão outra textura: tomate cereja aos quartos, cenoura crua ralada ou em palitos, nozes picadas, cebola roxa picada fininha, azeitonas pretas e umas folhas de rúcula.
Sirva ainda quente com uma salda verde.

Bom Apetite!