De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Beringela Estufada com Tomate à Marroquina


Esta última semana tem sido um bocado caótica. O aniversário do Zé no passado domingo. Depois o Zé adoentado. O Miguel fora e eu sozinha com os dois. A preparação do primeiro aniversário do António já este sábado. E a juntar a tudo isto a vida normal de todos nós: coisas de casa e coisas de trabalho.
Por aqui já se trabalha na cozinha para que amanhã, o meu amor mais pequenino comemore o seu primeiro aniversário. Nada de especial, mas queremos sempre assinalar estas datas junto da nossa família e amigos, para um dia mais tarde podermos recordar estes momentos. Parece que ainda foi ontem que ele nasceu, e o meu bebé, de repente, já não é assim tão bebé!
Com tantas coisas a passarem-se ao mesmo tempo, e só para mim e para os miúdos, a cozinha cá de casa andou mais parada e fomo-nos alimentando com os básicos – sopa, peixe cozido com batatatinhas que os meus filhos adoram, ou carne à bolonhesa com massinhas ou arroz.
Entretanto abro o frigorífico e veja a beringela que tinha comprado para rechear a querer ficar murcha. No congelador umas sobras de carne assada já picada. Ainda alguns dos tomates, já bem maduros, que a Cristina me tinha dado. De repente decido fazer uma coisa diferente e a beringela recheada acabou numa espécie de “tagine” aromática e diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 beringela pequena
1 chávena de sobras de carne assada e desfiada
2 tomates
2 dentes de alho
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de cominhos
1/4 colher de chá de coentros em pó

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-ao a alourar num tacho juntamente com um pouco de azeite. Pique os tomates e acrescente-os à mistura deixando cozinhar cerca de 5 minutos, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Corte depois a beringela em cubos pequenos (2x2cm) e acrescente à mistura de tomate e cebola envolvendo bem. Tempere com a canela, os cominhos e os coentros e deixe estufar bem até a beringela estar macia.
Acrescente depois as sobras de carne desfiadas e envolva bem retificando os temperos.
Sirva com couscous, arroz basmati ou “arrozâ de couve flor.

Bom Apetite!