De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bifaninhas no Pão


Eu sei que as tendências alimentares agora são outras. Mais saudável. Mais “raw food” e a puxar ao “vegan”. Mais leite de aveia e de amêndoa. Nada de lacticínios. Diminuir o consumo de carnes vermelhas. Quase só frango e ao vapor. Muitos suplementos” e “super alimentos”. O glúten e os ovos quase como inimigos.
Há uma nova forma de olhar para os alimentos. E eu também gosto de experimentar, de conhecer coisas novas, de me informar sobre alimentos, tendências e correntes alimentares. Fala-se de alimentação saudável e automaticamente se inclui a quinoa e se pede para evitar os laticínios. Gosto de quinoa, mas sou incapaz de largar os laticínios, principalmente os iogurtes e o queijo.
No fundo sou um bocado à moda antiga. E as novas tendência alimentares, os novos movimentos, os superalimentos e a nova alimentação saudável, não são capazes de me afastar da comida que eu gosto, mais tradicional e convencional. Experimento coisas novas, descubro alguns favoritos, mas não me converto! 
Tento fazer um equilibrio entre a alimentação equilibrada e saudável que sempre me foi apresentada, com as outras coisas que não fazem tão bem, mas que sabem às mil maravilhas. (Uns enchidos de vez em quando. Um queijo do bom. Uma francesinha, uma pizza, umas batatas fritas, uma picanha, uma belo de um cozido à portuguesa, um arroz de polvo ainda malandrinho…  Tudo com moderação e sem grandes fundamentalismos.)
Portanto hoje, para contrariar as tendências mais saudáveis, umas bifaninhas como fazemos – ocasionalmente – cá em casa.


Ingredientes para 2 pessoas:


4 bifinhos de lombo de porco
1 dente de alho
50 ml de vinho branco ou cerveja
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 baguetes pequenas
mostarda para servir


Preparação:


Tempere a carne com sal e pimenta, o dente de alho picado, o vinho branco, a massa de pimentão e a folha de louro partida ao meio. Deixe marinhar algum tempo.
Leve depois uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Escorra a carne da marinada e leve-a a fritar de ambos os lados. Acrescente depois o molho inglês e a marinada e deixe cozinhar uns minutos até a marinhada reduzir um pouco e o álcool do vinho ter evaporado.
Retire a carne para um prato e reserve.
Abra o pão ao meio e coloque-o, do lado do miolo, na frigideira para embeber um pouco do molho.
Coloque depois a carne dentro do pão e sirva de imediato com um pouco de mostarda.


Bom Apetite!