De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bifes de Carne Marinhoa com Batata Assada com Raitha

Já aqui falei várias vezes da minha preocupação constante em consumir carne e peixe da melhor qualidade que posso. Através da minha amiga Joana, descobri, aqui bem perto, a Associação de criadores de raça Marinhoa. São uma Associação que desenvolve a atividade na zona de Aveiro a Coimbra, com um Produto de Origem Protegida (DOP) devidamente certificado.
Além disso aceitam encomendas (mínimo de 10kg, mas podem dividir com amigos e família, vejam aqui como podem encomendar) e fazem entregas ao domicílio. E a carne? Bem a carne é maravilhosa. Vê-se que é muito fresca – desculpem o realismo mas a cor dela e o sangue não deixam enganar – além de ser realmente muita saborosa. 
Eu que tento sempre comprar carne certificada, de origem nacional e de qualidade fiquem muito satisfeita com mais esta descoberta que, partilho aqui, porque sei que muitas mais pessoas procuram, tal como eu comer alimentos de melhor proveniência e mais sustentáveis.
O meu lema é que é preferível comer menos vezes, menor quantidade mas de melhor qualidade.
E para acompanhar estes deliciosos bifes de carne marinhoa, que não precisam de grandes temperos para brilharem (aqui foram apenas grelhados na brasa com um pouco de sal!) umas batatas assadas no forno com uma fresca Raitha, numa combinação diferente, mas muito agradável. Aliás, esta foi a ementa com que recebi os meus pais num destes fins de semana para almoçar.
Foi tudo muito elogiado, nomeadamente a carne, pois esperei para ver os comentários deles antes de lhes dizer a origem da mesma!
Coisas simples, frescas e com a melhor qualidade possível. Haverá algo melhor para uma refeição em família?


Ingredientes para 6 pessoas:

1,5kg de bife de vaca (usei a carne Marinhoa DOP, certificada)
6 batatas médias (pode usar batata doce)
sal e pimenta q.b.
250g de iogurte grego
1 pepino
2 pés de hortelã

Preparação:

Lave bem as batatas esfregando.as com uma escova. Seque-as com um pano e pique-as depois com um garfo. Tempere com sal grosso, e envolva cada uma das batatas em papel de alumínio. Coloque-as depois num tabuleiro e leve-as a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até que as batatas fiquem macias.
Para a Raitha, retire uma parte da casca do pepino e rale-o. Coloque-o depois num escorredor de rede e tempere-o com sal, deixando a escorrer para libertar uma parte da água, durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo esprema bem o pepino para libertar a maior parte da água e junte ao iogurte grego envolvendo bem. Pique finamente a hortelã e acrescente-a ao preparado de iogurte e pepino. Retifique de sal e pimenta e reserve no frigorífico até servir.
Entretanto vá preparando as brasas e grelhe os bifes  até ficarem a seu gosto – mais ou menos passados – temperando-os de sal apenas quando a colocar na grelha.
Sirva os bifes com as batatas temperadas com a Raitha, deixando que cada um “desembrulhe” a sua batata, a abra ao meio e coloque a raitha a seu gosto. Sirva também uma salada verde colorida!


Bom Apetite!