De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bifinhos do Lombo na Frigideira com Alho e Alecrim


Os dias “maiores” por causa das mais horas de sol, são talvez o que mais gosto do verão. Este calor abrasador que se faz sentir, deixa-me mole e com menos vontade para os inúmeros projetos que queria aproveita para fazer.
Os dias podem ser grandes, mas mesmo assim há alturas em que parecem que passam a correr, e não nos deixam fazer metade do que tínhamos planeado. Acabo inevitavelmente a pensar nas férias e contar os dias que faltam para rumarmos a sul para aproveitar a praia e o calor, e os dias passarem a ter outra forma e outras rotinas. Já começo a sentir o cheiro do mercado, das bancas do peixe, dos senhores da banca da fruta que nos reconhecem todos os anos e vão acompanhando assim a família a crescer, da simpatia da senhora do talho e do cheiro a maresia que sentimos todos os dias… 
Ainda faltam uns dias e a cozinha ainda anda em modo de rotina. Hoje, com uns bifinhos com sabor a alho e alecrim.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras)

350g de lombo de porco cortado em bifinhos finos
1 limão
2 pés de alecrim fresco
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
1 colher de chá de colorau

Preparação:

Tempere a carne com sal, pimenta, os dentes de alho laminados finos, o sumo de limão e o colorau. Envolva bem e deixe a marinar algum tempo, idealmente de um dia para o outro.
Coloque depois o azeite ou a manteiga na frigideira e deixe aquecer. Junte depois os bifinhos  e acrescente metade das folhas d alecrim bem picadinhas. Deixe cozinhar de ambos os lados, e quando estiverem dourados, acrescente a marinada e deixe ferver uns minutos em lume brando até reduzir.
Coloque os bifinhos no prato de servir, regue com o molho e polvilhe com o restante alecrim picado.
Sirva com uma salada variada e colorida.

Bom Apetite!