De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bolachas Rápidas de Maçã e Aveia


Há muito que não apareciam por aqui umas bolachinhas, Estas foram feitas para gastar umas maçãs já velhotas e enrugadas que estavam na fruteira e, e apesar de não ser muito apologista de fazer bolachinhas para os miúdos, dei por mim a achar que podia fazer uma versão mais simpática, para colocar na lancheira do Zé Maria nos dias da piscina, em que fica esfomeado no fim da aula, e para variar da fruta e frutos secos que levamos habitualmente.
Acabei por pensar nestas bolachas como uma espécie de papa de aveia portátil!
A receita permite algumas variações com outras farinhas que tenham em casa - indicadas nos ingredientes. E, apesar de esta não ser a primeira vez que as preparei, esta fornada específico saiu um bocadinho queimada

É o que dá estar distraída a fazer outra coisa, em vez de prestar atenção ao forno.
Deixo-vos esta sugestão para o fim de semana.



Ingredientes para cerca de 15 bolachinhas:

150g de maçã descascada e partida em pedaços não muito pequenos
150g de flocos de aveia
40g de farinha (podem usar farinha normal, trigo sarraceno e também farinha de linhaça)
1 ovo
30g de manteiga (ou óleo de coco)
50g de açúcar mascavado (ou mel)
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha (ou pode triturar com a varinha mágica) e triture até obter uma textura húmida e homogéna.
Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e achate-os ligeiramente com as costas da colher.
Leve o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC, e deixe cozinhar cerca de 30 minutos ou até as bolachinhas estarem douradas. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Guarde num frasco ou caixa hermética.


Bom Apetite!