De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo com doce de abóbora e nozes

Bolo com doce de abóbora e nozes

Hoje trago um bolo muito simples de fazer que pode ser usado para qualquer cobertura ou recheio, uma vez que fica sempre tão direitinho que é fantástico para essas coisas. Do bolo simples, nasceu um recheio simples, também com o que tinha à mão, mas para lhe dar um gostinho diferente. Claro está que provavelmente até merecia uma cobertura diferente… mas para quê complicar as coisas simples? Aqui fica a sugestão:

200g de margarina amolecida
2 chávenas de chá de açúcar
3 ovos
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de chá de leite

1 mão cheia de nozes picadas de froma grosseira
1 frasco pequeno de doce de abóbora caseiro

Açúcar em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda, sem buraco, com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater a margarina com o açúcar até ficar um creme macio. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adição. Alternadamente adicionar a farinha, já com o fermento e o leite.

Levar a cozer no forno previamente aquecido cerca de Ȓ min. Fazer o teste do palito, retirar aguardar unsಊ minutos e desenformar. Deixar arrefecer e com utensílio próprio para cortar bolos ou com uma faca de serrilha molhada em água cortar o bolo ao meio no sentido horizontal. Retirar a parte superior e cobrir a parte de baixo com o doce de abóbora (ou outro qualquer a gosto). Por cima do doce espalhar as nozes. Voltar a cobrir o bolo com parte de cima calcando ligeiramente para “colar” o recheio, mas com cuidado para não rachar. Salpicar com açúcar em pó.

Bom apetite!

Bolo com doce de abóbora e nozes