De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bolo Cremoso de Chocolate e Café


Passei o dia a pensar em que sobremesa iria fazer. Um churrasco com os amigos com o pretexto de ver o jogo de futebol. Ementa destinada e apalavrada, dividida entre todos. Minis no frigorífico – assim como um vinho verde e outro branco – e o carvão a postos. E eu a pensar ainda na sobremesa… Até que, de repente, tive a ideia de tentar recriar um bolo de chocolate com um ligeiro travo a café que tínhamos experimentado há uns tempos! 
Chegamos todos lá a casa quase ao mesmo o tempo. Dividimo-nos. Homens para o churrasco, mulheres para a cozinha. A mesmo de coisa de sempre. Da janela vamos conversando uns com os outros. Enquanto eles fazem brasas grelham e acompanham tudo com as minis, nós vamos pondo a conversa em dia, pomos um tabuleiro de chips de batata doce no forno, fazemos salada e um pouco de arroz. Enquanto uma das “tias” dá de comer ao pequeno António, eu lá meto aos mãos ao trabalho, entre a tablete de chocolate que o cunhado trouxe, porque afinal eu não tinha nenhuma me casa, e a ideia do bolo que não me saída da cabeça. Ainda bem que alguém trouxe gelado para a sobremesa, Se o bolo correr mal há sempre outra coisa para comer, e se correr bem ficará ainda melhor acompanhado por uma bola de gelado.
Pois foi um sucesso. Semelhante ao que tínhamos provado e gostado tanto. Fácil de fazer, mas principalmente delicioso! Tão delicioso que sobrou pouco mais de uma fatia, aquela que fica porque alguém tem vergonha de a comer – ou porque já estava tudo muito cheio do churrasco….
A receita aqui fica partilhada para todos e para a posteridade. Afinal é mesmo para isso que serve um blogue de culinária!

Ingredientes:

6 ovos
200g de chocolate negro ou 70% cacau
1 colher de sobremesa de pó de café (não é café solúvel – é mesmo pó de café para a máquina!)
150g de manteiga à temperatura ambiente
150g de açúcar
50g de farinha de amêndoas

açúcar em pó, framboesas e folhas de hortelã para decorar

Preparação:

Separe as claras das gemas e reserve as claras.
Bata depois a manteiga com o açúcar e com as gemas até que fiquem esbranquiçadas. Junte em seguida o chocolate previamente derretido, o pó de café e a farinha de amêndoas e envolva bem.
Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado.
Coloque a mistura numa forma de mola, previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos, de modo a que o bolo fique cozinhado nas bordas e ainda cremoso no centro.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e servir.
Decore a gosto com o açúcar em pó e as framboesas.
(Se for guloso, sirva com uma bola de gelado!)

Bom Apetite!