De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bolo de Agrião com Cobertura de Chocolate


Começar o ano com uma das últimas receitas que preparei de 2016. 
Não que tenha propriamente pensado em começar o ano com uma receita doce – principalmente agora que todos estão fartos de doces e excessos – mas esta foi uma receita que surpreendeu.
Bolo de espinafres ou agrião não é uma receita nova. Mas quando há alguns anos esteve mais na “moda”. passou-me um bocadinho ao lado. Porquê agora? Porque no meu cabaz semanal de frutas e hortícolas, chegou-me um enorme molho de agriões. Uns foram usados para sopa, mas os restantes, com o natal, foram ficando esquecidos na gaveta… Quando dei por eles, começavam a ficar amarelados e, assim de repente, em vez de um creme de agrião lembrei-me de imediato deste bolo, até porque iria ficar lindamente na mesa do pequeno almoço para receber a minha comadre e os miúdos que vinham cá passar uns dias (e o fim de ano).
Realmente o bolo é muito bom. Todos ficaram rendidos a experimentar um bolo verde, feito com agrião. Experimentaram e repetiram, e o bolo foi um sucesso de final de ano. Isso e a minha deliciosa pavlova com natas, curd de clementina, fios de ovos e romã que nem houve tempo de fotografar…..
Pois bem, apesar do início de ano, do excesso de doces, começo o ano com uma receita doce (para os Reis, porque não), para que 2017 seja um ano com mais doce do que amargos de boca!



Ingredientes:

150g de agrião (com caules e tudo)
4 ovos
200ml de óleo de girassol
280g de açúcar
300g de farinha
1 colher de chá de fermento

Cobertura:
100g de chocolate de leite
75ml de natas

Preparação:

Com a ajuda de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha, triture bem os agriões com o óleo e o açúcar. Misture depois as gemas e depois a farinha e o fermento envolvendo bem.
Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente no preparado anterior.
Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno, deixe decansar 10 minutos e desenforme o bolo sobre uma grelha.
Entretanto prepare a cobertura de chocolate. Leve um tacho ao lume com as natas e deixe aquecer – não é preciso ferver. Junte depois o chocolate picado grosseiramente e mexa bem até estar bem derretido e tiver uma cobertura homogénea e brilhante.
Verta depois o chocolate sobre o bolo completamente arrefecido.

Bom Apetite!