De: Magia na Cozinha (Ver receita )



Receita do - Bolo de Baunilha com Calda de Caramelo

Como adoradora de bolos fiquei louca quando vi esta receita no blog da Andrea. Sempre quiz fazer uma boa Calda de Caramelo, mas que não levasse glicose. Eis que ela resolveu o meu problema! É maravilhosa e deixa um bolo simples, como o Bolo de Baunilha, um bolo vestido para festa. Experimentem!

Ingredientes:
Massa:

2 xícaras mais 2 colheres sopa de farinha de trigo 
1 colher chá de fermento
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado (usei menos)
1 colher chá de essência de baunilha
2 ovos grandes
1 xícara de buttermilk
Calda de Caramelo:
4 colheres sopa de manteiga
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite (usei heavy cream)

Modo de Preparar:

Massa:

Numa vasilha peneirar os ingredientes secos. Reservar. 
Bater na batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicionar a essência de baunilha e os ovos, um a um, até a mistura ficar homogênea. Adicionar os ingredientes secos alternados com o buttermilk
Colocar a massa numa forma redonda de 20 a 22 cm (usei uma forma de pudim de 21 cm) forrada com papel manteiga, untada e enfarinhada. Assar em forno pré-aquecido a 170ºC (335ºF) por cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito. Deixar esfriar completamente antes de retirar da forma.

Calda de Caramelo:

Numa panela, sob fogo médio derreter a manteiga. Juntar os dois açúcares e cozinhar, mexendo sempre, até formar bolhas. Acrescetar o creme de leite e continuar mexendo por 8 minutos. Retirar do fogo e deixar amornar. Mexer, de vez em quando, para não formar uma película sobre a superfície. Derramar sobre o bolo frio.
Nota:
Mais informações sobre buttermilk e heavy cream aqui.