De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Cenoura e Banana


Por aqui não tem havido tempo para nada e os fins de semana têm passado a correr. 
Este fim de semana fomos até Beja, ter com o afilhado mais crescido que fez a sua primeira comunhão. E nós não podíamos deixar de estar presentes! Os dias que antecederam a nossa ida também passaram a correr, entre muitos dos habituais afazeres. Houve muito pouco tempo para grandes cozinhados, para deixar tudo organizado como eu queria e fazer o que tinha inicialmente idealizado.
No sábado foi meter os miúdos no carro, acabar de meter as últimas coisas nas malas e seguir viagem! E quase que nos esquecíamos do bolo que tinha feito para levar, não para comemorar a primeira comunhão do pequeno, mas sim para colocar na mesa e comer com a minha comadre, entre dois dedos de conversa e um café, habitual quando estamos juntas.
Porque bolo é sempre sinal de festa e de partilha e de gente à mesa.
E para mim, acho sempre bom sinal quando a semana começa doce!

Este ano estarei presente na Feira do Livro de Lisboa, no dia 28 de Maio, sábado, pelas 18h, no stand da Esfera dos Livros. Terei todo o gosto em vos conhecer e conversar com quem por lá quiser e puder passar!



Ingredientes:
(adaptado de Delicious, Abril de 2016)

250ml de óleo de girassol
4 ovos
220g de açúcar
275g de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
200g de banana (cerca de 2 bananas)
150g de cenoura (1 cenoura grande)
açúcar em pó q.b. – para decoração

Preparação:

Esmague as bananas com um garfo e rale a cenoura. Reserve.
Numa taça misture o açúcar com os ovos e o óleo de girassol e bata com a batedeira electrica até estarem bem misturados. Junte depois a farinha com fermento e o fermento, a banana esmagada e a cenoura ralada e misture tudo novamente com a batedeira até estar bem misturado.
Coloque a mistura numa forma previamente untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado. 
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
Coloque o bolo a arrefecer sobre uma grelha. Depois de frio coloque no prato de servir e polvilhe com um pouco de açúcar em pó!

Bom Apetite!