De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Chocolate, Beterraba e Azeite


Tento encarar as coisas sempre pela positiva. De ver sempre o copo meio cheio. De ser optimista. De esperar pelas coisas boas. De acreditar na bonança depois da tempestade. De ver o lado bom das pessoas. De arranjar desculpas para atitudes que considero menos corretas. De pensar que algo de bom nasce de coisas mais negativas. De pensar que melhores dias virão. Que mais vale tarde do que nunca. Que vamos sempre a tempo de corrigir coisas más. Que as coisas não são feitas por mal. 
Tudo isto porque não gosto de palavras negativas. De dias cinzentos, de palavras meias ditas, de atitudes escondidas, de jogos de sentimentos. Principalmente porque gosto de sentir que as coisas, as pessoas, as relações, as atitudes, os gestos e as palavras valem a pena. E depois há alturas - e dias, e coisas cá minhas - que me fazem pensar que, provavelmente, não vale a pena. Não vale a pena querer que esteja tudo sempre bem. Não vale a pena esperar dos outros aquilo que lhes estamos a dar. Não vale a pena estar sempre atento e disposto. Não vale a pena achar que merecemos. Não vale a pena fazermos tudo bem ou tão bem quanto sabemos e podemos, porque isso só assim não quer dizer nada.
E há alturas em que simplesmente não me apetece procurar os lados positivos, e felizes e optimistas das coisas, da vida e dos outros. E quero apenas as coisas simples, francas e sinceras. Sem complicações. (Como este bolo!)

Entretanto há mais um workshop no Porto!  Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Para inscrições e mais informações em [email protected]

Ingredientes:
(in “The Green Kitchen” - página 210)

150ml de azeite virgem extra
120ml de mel
50g de chocolate negro com 75% cacau
250g de beterraba crua ralada
3 ovos
200g de farinha de espelta
2 colheres de chá de fermento em pó
5 colheres de sopa de cacau cru em pó

Preparação:

Num tacho pequeno aqueça o azeite em lume muito baixo e sem o deixar aquecer em demasia. Junte o mel, e o chocolate e mexa até que o chocolate esteja derretido. Retire do lume e acrescente a beterraba, os ovos batidos e misture bem. Reserve.
Numa taça coloque a farinha, o fermento, o cacau em pó e misture bem, incorporando depois a mistura de azeite, chocolate e beterraba.
Unte uma forma com buraco com cerca de 20cm de diâmetro com um pouco de azeite e polvilhe com farinha removendo o excesso. Coloque a mistura na forma e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos. (Atenção para que o bolo não fique demasiado cozido)
Deixe arrefecer  15 minutos antes de desenformar o bolo.


Bom Apetite!