De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Chocolate com Buttercream de Queijo Creme do Rui

Caketopper do Zé com a sua Olívia da “Maria Mariquitas” (https://www.facebook.com/Maria-Mariquitas)

Já aqui falei muitas vezes acerca da generosidade dos blogues de culinária. De partilhar receitas, dicas e ideias (que não interessa se são originais, ou adaptadas ou até “copiadas”). Esta ideia de alguém que efetivamente tem trabalho em reproduzir receitas, comprar ingredientes, de ocupar o seu tempo a prepará-las, a fotografá-las e a reescrevê-las, apenas para que outros as possam ler, e reproduzir nas suas casas para receber os seus amigos e família. E esta generosidade em alguns campos passa o âmbito dos blogues. Conheço pessoalmente poucos bloguers de culinária. Mas há muitos que, sem conhecer pessoalmente, são já amigos. Um deles é o Rui, do Faz&Come, que me encanta sempre com as suas maravilhosas fotos dos seus bolos e pães. (E dos bolos que também faz para vender!) Nunca nos conhecemos pessoalmente e, no entanto, já tivemos longas conversas acerca de receitas e de utensílios. Onde comprar.  Como fazer. O que corre mal. O Rui já se deu ao trabalho de me explicar passo a passo uma receita de pão caseiro e de esclarecer as minhas dúvidas: já passava das 23h. E a sua generosidade chegou ao ponto de partilhar comigo uma receita, dicas e sugestões para fazer o bolo de aniversário dos 3 anos do Zé Maria.
A principio não estava para partilhar a receita, que podem encontrar facilmente no blogue do Rui. Mas os pedidos foram muitos, porque o bolo ficou realmente bonito. E eu devo isso à ajuda que o Rui me deu. A generosidade dos blogue é também esta. Partilhar o que também partilham connosco, para que todos os que queiram consigam atingir os mesmos resultados.
O bolo dos 3 anos do Zé é o bolo do Rui, reproduzido por mim, e que partilho aqui com vocês. Obrigada Rui. E obrigada a todos os que me deram os parabéns pelos 3 anos do Zé Maria.

Ingredientes para 2 bolos de cerca de 15cm de diametro:
(Chávena com capacidade para 250 ml)

1 e 3/4 chávenas de farinha de trigo;
2 chávenas de açúcar;

3/4 de chávena de cacau em pó de boa qualidade;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 chávena de leite
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de café solúvel
1/2 chávena de óleo vegetal;
2 ovos biológicos grandes
150ml de café bem forte

Buttercream de Queijo Creme:
200g de açúcar em pó
200g de queijo creme (tipo philadelphia ou mascarpone) à temperatura ambiente
125g de manteiga à temperatura ambiente

compota de framboesa caseira q.b.

Preparação:

Unte duas formas de mola com cerca de 15cm de diâmetro com manteiga e forre com papel vegetal também untado.
No recipiente da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento, o sal e o café.
À parte, misture o leite morno com o vinagre e deixe repousar durante 5 minutos. Adicione o óleo e os ovos. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, continuando a bater com a batedeira em velocidade baixa. Por fim adicione também os 150ml de café. Bata mais um pouco e divida a massa pelas duas formas e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire os bolos do forno e deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Desenforme os bolos e deixe-os arrefecer completamente cobre uma grelha.
Prepare o buttercream. Junte o queijo e o açúcar numa taça e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa. Junte depois a manteiga e bata mais um pouco até estar bem incorporado. 
Depois dos bolos bem arrefecidos, acerte-os com uma faca afiada, para que fiquem direitos. Deixe um bolo inteiro, e corte o outro ao meio longitudinalmente.
Coloque metade do bolo no prato de servir (para não sujar o prato coloque papel vegetal sobre as bordas, que depois poderá puxar sem estragar o bolo). Coloque depois o buttercream num saco pasteleiro e coloque-o na borda do bolo. Ao centro coloque a compota. Por cima desta metade de bolo coloque o bolo inteiro (o que não cortou ao meio) e volte a colocar buttercream nas bordas e a compota ao centro. Termine com a outra metade de bolo e cubra tudo com o buttercream, alisando o topo e os lados com uma espátula. Leve ao frigorífico.
Retire o bolo do frigorífico 10 minutos antes de servir e decore-o a gosto.

Bom Apetite!