De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita do - Bolo de chocolate com queijo creme



Parece que os próximos dias serão mais cinzentos e que o chapéu-de-chuva vai voltar a sair da mala do carro. Para algumas pessoas este é o pretexto para ir para a cozinha e fazer um bolo. Eu confesso que não preciso de pretextos. Adoro fazer bolos. Adoro mesmo. Mais até do que comê-los! Aquele ritual da mistura de ingredientes, do pó da farinha a voar, do untar a forma e do cheiro que enche a casa… adoro! E bolos de chocolate então nunca são demais. Nunca! Esta receita apanhei-a por acaso e é para robots de cozinha. Vou dar-lhes as duas versões.



Receita daqui.

200g de chocolate de culinária
200g de açúcar
200g de queijo creme (tipo Philadelphia)
125g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
Nozes para polvilhar (opcional)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma rectangular pequena com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.


Versão para robot de cozinha:

Colocar o chocolate partido em pedaços no copo do robot. Pulverizar 15 seg. na vel. 9.
Juntar ao copo o açúcar e o queijo creme. Programar 5 min., tem. 50, vel. 2. Por fim, adicionar a farinha, o fermento e os ovos. Misturar 15 seg. na vel. 9.

Versão tradicional

Colocar num tachinho pequeno o chocolate partido em pedaços, juntamente com o açúcar e o queijo creme. Levar a lume muito brando e mexer sempre com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido. Passar para uma taça e juntar a farinha, o fermento e os ovos. Bater até obter uma massa cremosa.

Colocar a massa na forma e polvilhar com algumas nozes picadas. Levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até o bolo estar cozido (não convém cozer demais! É bolo de chocolate!).

Bom apetite!