De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Courgete com Cerejas e Limão


Apesar do calor, o forno continua a ligar-se, e os bolos para o fim de semana continuam a sair da cozinha.
Como as courgetes começam a estar em abundância na cozinha – trazidas quer pelo Paulo e pela Cláudia da horta dos pais do Paulo, quer pelo Nuno, da horta da mãe – há que as ir utilizando.
Os bolos de courgete já há muito que deixaram de ser novidade. Com chocolate, numa combinação que nunca desilude, laranja, mirtilos, passas, limão ou nozes. Os bolos com courgete ficam húmidos, são sempre deliciosos e, apesar de algum torcer de nariz inicial, todos se rendem a eles.
Hoje a combinação é diferente. Com cerejas e limão ambos também na estação, e que resulta num bolo muito bonito depois de aberto, pintalgado com o vermelho das cerejas e o verde da courgete que usei, como sempre, com a casca. Um bolo que se come sem esforço nenhum e que desaparece rapidamente – mas mesmo que dure uns dias, fica sempre húmido, fofo e delicioso!
E com uma fatia de bolo e um chá bem gelado, desejo-vos um excelente fim de semana!


Ingredientes:
(chávena usada com 220ml de capacidade)

4 ovos
2 chávenas de açúcar
200g de manteiga à temperatura ambiente
2 chávenas bem cheias de courgete ralada
200g de cerejas previamente descaroçadas
1 limão
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar e a manteiga, cerca de 3 minutos com uma vara de arames, ou com a batedeira eléctrica. Depois, já sem a batedeira acrescente a courgete, a raspa da casca do limão e as cerejas e envolva bem.
Noutra taça misture a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio e envolva depois, aos poucos e poucos na mistura anterior até ficar com uma massa lisa e sem grumos.
Coloque a massa numa forma de bolo com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos.
Deixe arrefecer na forma uns minutos antes de desenformar.
Decore depois de frio com um pouco de açúcar em pó e mais raspas de limão.

Bom Apetite!