De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Courgete e Mirtilos


Da nova cozinha vão saindo algumas coisas. Estamos cá ainda não fez uma semana, e este bolo foi o primeiro bolo para o fim de semana. Com ingredientes da época: a primeira courgete da minha horta, e alguns mirtilos daqueles que vêm comigo quase todas as semanas do mercado biológico, e que o Zé Maria adora e come quase todos.
Este é um bolo incrivelmente rápido e fácil de fazer, que preparei em poucos minutos e que ficou a cozinhar enquanto jantávamos e eu arrumei a cozinha.
No final um bolo muito saboroso, nada seco, e que tem os mirtilos como surpresas na massa.
Com o fim de semana à porta, quem estejam para ir de férias, passar o fim de semana na praia ou fazer um piquenique, esta é uma sugestão para levaram em todas as ocasiões.


Ingredientes:
(receita de Blueberry Zucchini Bread do site allrecipe.com)


3 ovos
1 chávena(220ml) de óleo de girassol
1 colher de chá de pasta de baunilha (opcional)
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de curgete ralada (com casca)
3 chávenas de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de mirtilos


Preparação:


Numa taça misture os ovos com a baunilha, o óleo  e o açúcar. Misture depois a curgete ralada, a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio até tudo estar bem incorporado.
Por fim envolva os mirtilos.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h, ou até o bolo estar cozinhado. (Teste com um palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer 30 minutos antes de desenformar. Desenforme e deixe acabar de arrefecer sobre uma grelha, antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!