De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo de laranja com creme de chocolate e avelãs

Cá vos deixo hoje uma sugestão doce para o vosso fim-de-semana. É um bolo muito simples de laranja coberto com creme de chocolate e avelãs. É que não é fácil quando tenho que levar um bolo para casa da minha mãe. É por lá que agora obrigatoriamente juntamos esta parte da família, e os esquisitos de serviço são sempre os mesmos. E não é fácil agradar a gregos e a troianos… há dias em que vai o que sair, há outros em que tento agradar um bocadinho mais a todos. Porque há os que não gostam de coco, os que não gostam de bolos com frutas, os que não gostam de bolos com cremes, os que não gostam de bolos com vegetais, os que não gostam de bolos com aromas, os que não gostam de bolos com geleias… enfim! Há de tudo e para tudo! Por isso, tentei simplificar e saiu um bolinho bem simples. Aqui fica:

4 ovos
180g de açúcar
1 iogurte natural
1 copo de iogurte com óleo vegetal
1 laranja
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de creme de chocolate e avelãs (Nutella ou similar)
1Ǚ tablete de chocolate branco partido em cubos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma retangular com margarina e forrar com papel vegetal. Voltar a untar o papel. Reservar.

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar. Acrescentar o iogurte, o óleo, o sumo e a raspa da laranja e bater novamente. Adicionar a farinha e o fermento e bater apenas para incorporar. Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar cozedura, retirar do forno e desenformar. Com o bolo ainda quente cobrir com o creme de chocolate, espalhando por toda a superfície. Depois de arrefecer acrescentar uns cubinhos de chocolate branco para os mais gulosos!

Bom apetite!