De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo de mel com nozes e figos secos

Agora definitivamente já apetece ligar o forno mais tempo. E apetecem sabores mais quentes e típicos da época (apesar de esta ideia ser um bocadinho discutível…) que perfumam a casa com cheiro a canela e bolo quente. Eu gosto do cheiro a bolo a sair do forno. É uma das características do fim-de-semana lá de casa. Sábado depois do almoço, normalmente há forno ligado com um bolo lá dentro. O que vos trago hoje é daqueles que enchem a casa de aroma de Outono e que ficou mesmo muito bom. Experimentem lá e depois contem!

100g de mel
300ml de leite
80g de margarina vegetal
80ml de azeite
2 ovos
180g de açúcar
2 colheres de sopa de canela
80g de figos secos
1Ǡg de nozes
300g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com margarina e forrar com papel vegetal, untando-o também. Reservar.

Colocar numa taça o mel, o leite, a margarina e o azeite. Levar ao micro-ondas até a margarina estar derretida. Misturar bem. Juntar os ovos e o açúcar e bater uns minutos com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha. Por último adicionar a canela, a farinha, o fermento, as nozes picadas e os figos secos partidos em pedaços pequenos. Envolver sem bater muito. Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Depois é só desenformar, rejeitar o papel vegetal e partir em fatias.

Bom apetite!