De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo de refrigerante de ananás

Bolo de refrigerante de ananás

Cá está mais uma das receitas que foi ficando esquecida com o tempo. Um bolo de refrigerante de ananás. Lá em casa não temos o hábito de beber refrigerantes. Temos com exceção as festas ou encontros de família e muito pouco mais. Foi num desses dias que sobrou um bocadinho de refrigerante de ananás numa garrafa. Como me custa sempre deitar o que quer que seja fora, tive pena de desperdiçar o sumo, mesmo que não seja nada que interesse especialmente guardar. Lembrei-me que tinha guardado uma receita (do blog Chocolate y Pimienta) na minha lista de receitas a experimentar que era exatamente um bolo que usava refrigerante. E pronto, estava resolvido o problema. Sem desperdícios saiu o bolinho do fim-de-semana. Um bolo simples de fazer. Aqui deixo a sugestão:

3 ovos
200g de açúcar
100g de manteiga ou margarina vegetal amolecida
125ml de refrigerante de ananás
250g de farinha
140g de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento em pó

Bolo de refrigerante de ananás

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar cerca de 5 minutos ou até alcançar um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar a margarina amolecida e bater ligeiramente apenas para integrar. De seguida juntar o refrigerante e bater novamente.

Por fim juntar as duas farinhas e o fermento e bater apenas até estar integrado e sem grumos.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de refrigerante de ananás