De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita do - Bolo invertido de maçã



Penso que tenho aqui no blo pelo menos uma receita de bolo de maçã invertido com caramelo, mas é feito na Bimby. Esta fiz de forma tradicional. É um bolo muito simples de fazer, fica pequeno, mas delicioso. Eu sou fã de bolos de maçã (já deu para notar?) e gosto sempre de experimentar novas receitas, ou mais frequentemente inventá-las! Esta não foi inventada, foi retirada de um blog francês Amour de cuisine. Experimentem! É delicioso!



Para o caramelo

100g de açúcar
30ml de água
Sumo de ½ limão

2 ou 3 maçãs para a parte de cima do bolo

Para o bolo

4 ovos
200g de farinha
150g de açúcar
120g de manteiga ou margarina vegetal amolecida
1 colher de café de fermento em pó
2 maçãs descascadas e partidas em pedacinhos pequenos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda e baixa com margarina. Reservar.

Começar por fazer o caramelo para a forma. Colocar todos os ingredientes num tacho pequeno e levar a lume brando cerca de ǯ minutos ou até obter um tom caramelo. Colocar o caramelo na forma de forma a cobrir todo o fundo.

Enquanto o caramelo está ao lume, descascar e fatiar as maçãs. Depois de ter o caramelo na forma, colocar as fatias de maçã desde o centro, formando círculos sucessivos. Reservar.

Para a massa do bolo

Bater a manteiga com o açúcar até ficar em creme. Juntar os ovos e bater novamente. Adicionar a farinha, o fermento em pó e as maçãs picadas e envolver tudo no creme. Cobrir a maçã da forma com esta massa e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando estiver cozido, retirar do forno e desenformar para o prato de servir.

Bom apetite!