De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Bundt Cake de Abóbora e Especiarias


Dizem que hoje, 15 de Novembro, é do dia dos Bundt Cakes (http://www.nationaldaycalendar.com/national-bundt-day-november-15/).
Para quem se intriga com o que será um Bundt Cake, a resposta não poderia ser mais simples e, de certo modo decepcionante. Apesar de Bundt Cake ser um nome impressionante, refere-se apenas e só a um bolo cozinhado numa forma de buraco, também conhecidas como formas de chaminé. Pois é! A maioria dos bolos que fazemos, de iogurte, de laranja, de chocolate, de limão, de mel e azeite…. são todos Bundt Cakes. Mas para a história fica o nome Bundt que foi registado pelo marca Nordic Ware, e que associamos sempre a estas formas fantásticas que tornam um simples bolos numa verdadeira obra de arte.
De um momento para o outro passamos todos – eu incluída – a fazermos Bundt Cakes, em vez de simples bolos de limão ou laranja. E as formas Nordic Ware entraram definitivamente na moda e nas cozinhas de alguns de nós.
Porque tem sido uma pergunta frequente, posso dizer que a minha primeira Nordic Ware veio de Cambridge, encomendada à minha irmã. Não as encontrava por cá, e os portes ficavam caríssimos. Depois descobri um site espanhol que entregava em pouco mais de 24 horas e cujos portes eram gratuitos acima de um determinado valor. Mais tarde fiquei finalmente a saber que já as podia comprar aqui em Coimbra na Baking Day, uma loja de artigos para bolos e cake design, da simpática Carla. E entretanto surgiu a lecuine. Uma loja online em www.lecuine.pt, onde existem estas lindas formas e mais uma mão cheia de coisas lindas e de excelente qualidade. E pronto. Espero que assim responda às vossas questões acerca de Bundt Cakes, e das formas Nordic Ware, que fazem os bolos mais simples do mundo parecerem maravilhosos! 
E como hoje é dia do Bundt Cake (se quiserem posso antes dizer dia do Bolo com Buraco!) aqui fica a minha versão, num aromático bolo de abóbora e especiarias que fez as delícias de quem o provou.
E a minha sugestão? Se puderem façam um bolinho para o jantar de hoje!

Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de “Receitas para mesas de Festa”. Inscrições e informações em [email protected].
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações [email protected].



Ingredientes:

200g de abóbora cozida (bem escorrida) e em puré
4 ovos
1 + 1/2 chávena de açúcar mascavado
2 + 1/2 chávenas de farinha
150g de manteiga
3 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de chá de cravinho
1/2 colher de chá de noz moscada

Preparação:

Na batedeira ou robot de cozinha coloque a manteiga com o açúcar. Misture bem e adicione os ovos, a abóbora em puré e as especiarias. Misture até obter uma massa homogénea.
Adicione depois a farinha e o fermento e envolva bem.
Unte uma forma com buraco e coloque a mistura preparada.
Leve ao forno previamente aquecido a180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Depois de frio polvilhe com um pouco de açúcar em pó!

Bom Apetite!