De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Canja Exótica de Frango e Noodles


Quando digo que cá em casa nada se desperdiça, digo-o com convicção, e tendo a certeza de que muitas vezes faço “muito com pouco”. É o caso desta canja.
Os frangos que costumo comprar, trazem sempre miúdos. A primeira coisa que faço é separar os miúdos do frango e congelar à parte.
Os miúdos servem, na grande maioria das vezes, para fazer os meus caldos de frango caseiros (como já expliquei neste post do economia cá de casa) e que servem depois para arroz, risoto e até canja. Sim. Por aqui faz-se uma versão de canja apenas com a água onde se cozeram os miúdos do frango e às vezes algumas aparas extras de frango (ajuda muito usar frango caseiro para isto!)
Esta semana que passou, decidi preparar uma “canja” diferente para o jantar simples de domingo, e lá fui eu em busca dos saquinhos de miúdos no congelador. Como tinha feito frango assado para o almoço, acabei a aproveitar um pedaço de coxa que tinha sobrado para desfiar sobre a canja, mais foi apenas mais um aproveitamento.
E assim, de quase nada, lá se aproveitaram os miúdos e saiu uma “canja” exótica, de inspiração oriental, quer pelos noodles, quer pelos temperos do gengibre e da malagueta!
Espero que gostem da receita e que a dica vos seja útil!

Aproveito também para vos avisar de um novo workshop, já este domingo, dia 5 de Fevereiro, na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, pelas 10h, e com o tema de “Receitas Rápidas para todos os dias”. Para mais informações e para se inscreverem: [email protected]

Ingredientes para 2 pessoas:

miúdos de frango q.b. (usei miúdos de 3 frangos caseiros)
2 spring onions (ou 1 alho francês pequeno)
6 ovos de codorniz
1/2 cebola
sal e pimenta q.b.
1/2 malagueta chilli vermelha
1 pedaços de gengibre fresco (com cerca de 3 cm)
sobras de frango cozinhado q.b. (usei 1 coxa de frango)
50g de noodles de ovo

Preparação:

Num tacho coloque os miúdos de frango, a 1/2 cebola, cerca de 1 litro de água e tempere de sal. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 hora, para formar um caldo de frango.
Ao fim deste tempo coe o caldo e volte a colocar na panela. Descarte a cebola e corte os miúdos de frango em pequenos pedaços e reserve.
Leve novamente o caldo de frango ao lume e retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Acrescente os ovos de codorniz para que cozam e, quando levantar fervura acrescente também os noodles, deixando-os cozer cerca de 4 minutos ou conforme a indicação da embalagem. Desligue o lume e retire depois os ovos de codorniz e descasque-os, colocando-os de novo na panela.
Corte o cebolinho em fatias muito finas, assim como o gengibre em tirinhas e a malagueta. Desfie o frango - se usar- e coloque tudo no caldo bem quente, assim como os miúdos de frango.
Sirva bem quente em taças.
Se gostar acrescente umas gotas de molho de soja.


Bom Apetite!