De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Carapaus Assados no Forno (e molho à espanhola)


Eu gosto de carapaus grelhados. O que eu não gosto é de fazer carapaus grelhados em casa e, por melhor que seja o exaustor, ficar com a casa - ou pelo menos a cozinha - a cheira a carapau grelhados durante umas horas.
É que quando o tempo ajuda, uma pessoa ainda consegue ir até ao jardim, varanda ou terraço e, se não tiver vizinhos chatos, grelhar os carapaus… mas se chove, ou o tempo está mais frio, ou mesmo se temos menos tempo, ficam os carapaus grelhados fora de questão…
O que faço é “grelhar” os carapaus no forno! O efeito é quase o mesmo que grelhar carapaus num grelhado elétrico, mas sem o mau cheiro. E é o que tenho feito aqui por casa.
Deixo-vos, mais do que a receita a sugestão, e ainda de um molho à espanhola para acompanhar, como a minha avó fazia, e que é a minha maneira favorita de comer os ditos carapaus.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 carapaus médios (já amanhados e preparados)
sal q.b.
azeite q.b.

Molho à Espanhola
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
1 molho pequeno de salsa
1 colher de chá de colorau
sal e pimenta q.b.
50ml de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

Preparação:

Tempere os carapaus de sal e deixe a tomar gosto.
Entretanto prepare o molho à espanhola. Pique finamente a cebola, os dentes de alho e a salsa e coloque-os numa taça. Acrescente o colorau, o azeite e o vinagre e tempere com sal e pimenta a gosto. Envolva bem.
Pincele os carapaus com um pouco de azeite (para não colarem à grelha) e coloque-os num tabuleiro que possa ir ao forno sobre uma grelha (existem tabuleiros próprios para este efeito!) Leve os carapaus a assar cerca de 30 minutos em forno previamente aquecido a 200ºC.
Sirva os carapaus com o molho à espanhola, batatinhas cozidas e legumes.

Bom Apetite!