De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Caril de Raia com Feijão Verde


O caril, nas suas mais variadas formas acompanha-nos sempre nas nossas ementas. De carne, peixe ou legumes. Com ou sem coco. Com mais ou menos especiarias.
Muitas vezes são a solução ideal para quando não sei bem o que fazer e quero um toque diferente para uma refeição.
Desta vez usei uma combinação que era o nosso jantar, mas que não necessariamente nesta forma. Tinha tirado a raia para o jantar mas estava para a fazer no forno, “confitada” em azeite e alho, e para acompanhar um feijão verde cozido que trouxe do mercado… Acabei por ter preguiça de ligar o forno, e o leite de coco que costuma haver quase sempre aqui por casa foi a inspiração do momento para um caril de raia com feijão verde que ficou bastante bom e foi uma refeição perfeita para um jantar a meio da semana.

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de asas de raia limpas e cortadas em pedaços não muito grandes
2 tomates pequenos e maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1colher de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
1 colher de sopa de pó de caril de boa qualidade
1 pedacinho de raiz de gengibre com cerca de 2cm
200ml de leite de coco (de lata)
sal e pimenta q.b.
picante a gosto (opcional)
200g de feijão verde arranjado

Preparação:

Numa picadora ou robot de cozinha coloque a cebola cortada em pedaços, o gengibre e os dentes de alho e triture bem.
Leve um tacho ou wok ao lume com o óleo e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola e deixe começar a refogar. Junte depois o pó de caril e mexa bem para que as especiarias comecem a libertar o seu aroma. Acrescente depois o tomate cortado em cubinhos e deixe cozinhar uns minutos. 
Junte depois o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e acrescente o peixe e o feijão verde já arranjado e partido ao meio, e deixe cozinhar até que o peixe esteja macio e o feijão verde cozinhado. Se gostar acrescente agora o picante a gosto, ou deixe que depois cada um se sirva na mesa.
Acompanhe com arroz basmati bem soltinho.

Bom Apetite!