De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Caril Rápido de Camarão com Abóbora e Alho Francês


Adoro caril e faço-os imensas vezes, com os mais variados ingredientes e nas mais variadas combinações. Acho-os muito práticos e versáteis e a maneira perfeita de termos uma refeição completa e cheia de sabor, muitas vezes em poucos minutos. Desta vez a abóbora que agora vem quase sempre no cabaz de fruta e legumes da semana, fez a diferença, e o alho francês combina também muito bem com o camarão e o caril. Tem ainda a vantagem de se poder preparar com antecedência, sendo ainda melhor depois de reaquecido ou no dia seguinte. (E se acharem que está um bocadinho mais â€seco” do que gostariam, basta juntar mais um pouco de leite de coco!)
Espero que gostem!

Calendário de Workshops:

Colher de Chá no Furadouro - Ovar, já no próximo dia 15 de Outubro, domingo, pelas 10h na Colher de Chá, com o tema Receitas Simples para os Jantares Semanais. Para mais informações e para se inscreverem [email protected].

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em [email protected]

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em [email protected]

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.


Ingredientes para 2 pessoas:

250g de miolo miúdo de camarão
2 alhos franceses pequenos
1/2 abóbora manteiga (butternut)
azeite q.b.
piri-piri ou malagueta q.b. (opcional)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopade pó de caril
1 colher de chá de Garam Masala
1 colher de chá de Curcuma (Acafrão das índias)
sal e pimenta q.b.
200ml de leite de coco (parte mais cremosa da lata)
2 colheres de sopa de coentros picados

Preparação:

Pique a cebola com o dente de alho e leve ao lume juntamente com um pouco de azeite deixando refogar. Junte depois o gengibre ralado, e acrescente as especiarias em pó, o piri-piri ou malagueta,  envolvendo bem e deixando cozinhar durante alguns minutos sem queimar.
Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para retirar todas as impurezas. Corte a abóbora já descascada e sem sementes em cubinhos pequenos, e junte a abóbora e o alho francês à mistura de especiarias, envolvendo bem e deixando cozinhar até que a abóbora comece a amolecer. Junte depois o miolo de camarão e envolva bem. 
Retifique de sal e pimenta e quando o camarão estiver cozinhado acrescente o leite de coco e os coentros picados  mexendo bem e deixe levantar fervura.
Coloque no prato de servir e junte um pouco mais de leite de coco.
Sirva com arroz Thai Jasmim.


Bom Apetite!