De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Carne de Vaca Assada com Tubérculos de Outono


Estamos no Outono. Notam-se tão bem os dias já mais pequenos. E, apesar da instabilidade do tempo, umas noites e manhãs mais frescas e até já chuviscou no início da semana.
Já me sabe bem um casaquinho fino em alguns dias de manhã, e um pijama que não seja um top de alças e uns calções (mas isso sou eu que sempre fui friorenta).
E a acompanhar esta mudança de estação, começa-se também a notar o mesmo nas ofertas da época de frutas e legumes. No meu cabaz os tomates já nos disseram adeus, e a abóbora, as uvas e a batata doce começam a vir todas as semanas com regularidade. 
Talvez essa “nostalgia” dos tons castanhos e ocres de outono, talvez as folhas das árvores, as abóboras, os marmelos, as vindimas e o mês de Outubro quase aí a chegar me tenham dado uma inspiração extra para um assado de domingo com cheio de dias mais frescos.
Uma carne de vaca deliciosa, assada no forno, na companhia de tubérculos coloridos e numa enorme simplicidade.
Para nós foi um delicioso almoço.

Ingredientes para 4 pessoas (com sobras):

1,2 kg de carne de vaca para assar (usei 2 peças inteiras)
2 batatas doce laranja
2 batatas doce roxa
2 cebolas roxas não muito grandes
2 cenouras
1 pernada de alecrim
1 cabeça de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Coloque a carne de vaca num tabuleiro ou pirex que possa ir ao forno e à mesa. Por baixo da carne coloque o alecrim e tempere depois com sal, pimenta e um fio de azeite.
Descasque depois as batatas, cenouras e as cebolas. Corte as batatas em rodelas grossas, as cenouras em pedaços, e a cebola aos quartos. Coloque tudo numa taça e junte a cabeça de alho cortada ao meio, e tempere de sal, pimenta e com azeite.
Coloque tudo À volta da carne no tabuleiro e tape com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe tostar um pouco.
Retire do forno e deixe a carne repousar algum tempo antes de a cortar em fatias e a voltar a colocar no tabuleiro.
Sirva com feijão verde cozido. 


Bom Apetite!