De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Cataplana de Entrecosto


Há muito que tenho uma cataplana, e que adoro cozinhar nela. Faço imensas misturas. Combinações mais clássicas e outras mais exóticas, de peixe, carne, mistas ou de marisco. Com e sem batatas. Nunca me deixam ficar mal e, se a cataplana for grande é uma óptima refeição para cozinhar para muita gente, pois quase todos os ingredientes são colocados em cru, cozinham rapidamente e são versáteis.
As nossas favoritas são aquelas que levam carne e marisco, ou então as de peixe ao estilo caldeirada. No entanto, em dias da semana, as versões mais simples são também uma excelente alternativa. Esta só com carne de porco - neste caso entrecosto - ficou maravilhosa e é mesmo uma maneira tão simples de preparar uma refeição e que fica com um sabor completamente diferente, utilizando um utensílio tão português e muitas vezes esquecido.
Espero que gostem. E se não têm uma cataplana, espero que se sintam inspirados a comprar uma!

Ingredientes pra 4 pessoas:

800g de entrecosto de porco partido em pequenos pedaços
1 pimento vermelho
2 tomates não muito grandes
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 colher de sopa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
200ml de vinho branco
coentros frescos q.b.

Preparação:

Comece por temperar a carne - de preferência com 24 horas de antecedência. Coloque a carne de porco numa taça e tempere com sal e pimenta. Acrescente os dentes de alho laminados, a massa de pimentão, o louro e regue com o vinho branco. Misture bem.
Corte o pimento em tirinhas e a cebola em meias luas.  Corte o tomate em cubos. Leve a cataplana (ou um tacho que tenha uma tampa e que vede bem!) ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o pimento e deixe começar a refogar. Junte agora o tomate e envolva bem e tempere com um bocadinho de sal e pimenta. Acrescente depois a carne e a marinada e envolva bem. Tapa a cataplana - ou o tacho - e deixe cozinhar, em lume brando, abanando a cataplana de vez em quando, cerca de 40 minutos.
Sirva a cataplana polvilhada com coentros frescos picados e acompanhe com batata frita ou arroz e legumes ou salada.


Bom Apetite!