De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Chapatis


Ontem foi o Dia Mundial da Alimentação. E o dia do pão. O pão que alimenta quase todo o mundo nas suas mais variadas formas. O pão que dizem que nunca pode faltar em nenhuma casa e em nenhuma mesa.
A minha avó Cila, mesmo que repetíssemos 10 vezes que ninguém ia comer pão durante o almoço, tinha sempre de o colocar na mesa, pois o pão na podia faltar. E quantas vezes vejo o meu avô a comer a fruta, depois de uma refeição com pão….
O pão que mata a fome. Ficarmos apenas a pão e água. Comer o pão que o diabo amassou. O pão nosso de cada dia. E casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
Pão acaba a ser sinónimo de vida, de sobrevivência e também sinal de riqueza e abundância. Com as sobras de pão fazem-se açordas e pudins. Torra-se o pão do dia anterior. Fazem-se sopas e migas.
Há pão doce, com as mais variadas farinhas, formatos e sabores. Há pão com e sem sementes. Com e sem fermento.
O pão é sem dúvida um alimento que merece ser celebrado…
Aqui, celebrou-se com chapati, um pão indiano, sem fermento, ideal para comer com caril!

Ingredientes para 12 unidades:
(adaptado de “A minha Cozinha” – Clara de Sousa, página 136)

300g de farinha de trigo integral + para polvilhar
1/2 colher de chá de sal fino
água q.b. (cerca de 55 ml por cada 100g de farinha)
3 colheres de sopa de óleo (usei óleo de coco)
manteiga q.b.

Preparação:

Coloque a farinha numa taça e misture o sal. Faça uma cova ao meio e vá juntando a água, pouco a pouco, até a massa estar ligada. Envolva o óleo e continue a amassar bem numa superfície enfarinhada. Amasse alguns minutos até sentir que a massa está macia e elástica.
Faça uma bola e deixe descansar, tapada, cerca de 30 minutos.
Para estender, divida a massa em 12 pedaços do mesmo tamanho e, com a ajuda de um rolo estende-as até ficarem com uma forma circular, com cerca de 12,5 cm de diâmetro e cerca de 2mm de espessura. Repita até formar todos os pães.
Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume médio e deixe a frigideira aquecer bem. Coloque o pão na frigideira e deixe começar a mudar de cor e a cozinhar. Deixe cerca de 30 segundos e vire para o outro lado para cozinhar mais uns segundos. Volte a virar e vai ver que o pão começa a insuflar como se fosse um balão. Retire e pincele com um pouco de manteiga derretida, tapando com um pano para manter o pão quente. Repita até cozinhar todos os pães.
Ideal para acompanhar um bom caril, ou outros pratos da cozinha indiana.

Bom Apetite!