De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Cheesecake de Figos e Mascarpone



Normalmente a sexta feira traz um bolo. Desta vez é uma sobremesa fresca, com um fruta de verão. E uma combinação que nunca desilude: amêndoas, figos, mascarpone e mel (entre outras coisas)
Há algum tempo que andava para experimentar, mas estava à espera dos primeiros e deliciosos figos. Estes chegaram pelas mãos da Cristina, mas no mesmo dia também chegaram os primeiros vindos de casa dos sogros! É caso para dizer: bem vindos figos!
A sobremesa é simples e muito rápida de preparar e perfeita para dias de calor e para o final de refeições com amigos e família. 
Um verdadeiro regalo para os sentidos.

Entretanto convido-vos a estarem comigo na Feira do Livro da Figueira da Foz, dia 27 de Agosto, pelas 18h. Estarei por lá para uns autógrafos e dois dedos de conversa. Apareçam!

Ingredientes:

Para a base:
150g de amêndoa com pele
50g de manteiga
50g de mel

Para o recheio:
200g de queijo mascapone
100g de creme de coco ou da parte sólida da lata do leite de coco
75g de iogurte grego natural
75g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura:
figos a gosto
mel q.b.

Preparação:

Comece por preparar a base do cheesecake. Triture amêndoa com o mel e a manteiga até obter uma mistura homogénea e que se pareça a migalhas grossas. Cubra o fundo de uma forma de fundo amovível (de diâmetro pequeno - cerca de 15 cm)  com esta mistura pressionando bem e leve ao frigorifico.
Entretanto prepare o creme. Bata o mascarpone com o açúcar, o creme de coco, o iogurte e a baunilha até obter uma mistura homogéna. Verta sobre a base anteriormente preparada.
Entretanto lave os figos e corte-os em rodelas não muito finas, dispondo-os sobre a camada de creme de mascarpone formando um padrão.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico algumas horas - ou de um dia para o outro - para prender.
Para servir, desenforme o cheesecake. Poderá, com a ajuda de um maçarico de cozinha caramelizar os figos. 
Sirva o cheesecake em fatias regado com um pouco de mel.


Bom Apetite!