De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Choupa no Forno com Batata e Pimento


Nunca tinha ouvido falar de choupa, nem sequer as tinha visto à venda. Acho que quando compramos peixe, acabamos muitas vezes a comer as mesmas coisas ainda que fazendo alguma variação. Ou é por causa das espinhas e dos miúdos, ou é porque ao desconhecermos algumas espécies nos sentimos mais confortáveis a comer e comprar o que melhor conhecemos.
Mas o “peixinho da lota” faz-me ter de usar espécies menos conhecidas. Como a choupa. A indicação que tinha é que era bastante parecido com a dourada - quer em aparência, quer em sabor - e assim, a dita choupa foi parar ao forno, com acompanhamentos coloridos.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 choupa (com cerca de 700g  - em alterativa pode usar dourada)
1 pimento vermelho
2 batatas doce roxas
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Corte também o pimento em tiras e os dentes de alho em rodelas finas.
Coloque a choupa num tabuleiro que vá ao forno e tempere com sal e pimenta, os dentes de alho e regue generosamente com azeite. À volta do peixe coloque as batatinhas e o pimento e tempere-os também com um pouco de sal, pimenta e azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, tapado com papel de alumínio e deixe cozinhar cerca de ȍ minutos ou até os legumes estarem cozinhados. Se quiser retire depois o papel e deixe alourar um pouco antes de servir.
Acompanhe com feijão verde cozido.


Bom Apetite!