De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Chutney de Maça com Especiarias


Faltam 45 dias para o Natal! Pode parecer muito tempo, mas quem espero pelo Natal o ano todo, como eu, já quase que o cheiramos de tão perto que está!
Eu cheiro-o mesmo. Nas compotas que vão saindo da cozinha, na marmelada que está pronta e nas geleias que já estão nos frasquinhos à espera de receberem a decoração e a etiqueta para seguirem depois para as casas de quem eu mais gosto.
É mais do que altura de colocar as mãos na massa, de nos fecharmos na cozinha e de ir preparando presentes de comer. Esta é a altura ideal para preparar o sal e os azeites aromatizados. Para ter já as compotas prontas e a marmelada e as geleias. De começar a descascar nozes (que depois podem ser congeladas até ao natal), de começar a “cravar” uma abóbora para os doces aos amigos, vizinhos ou familiares que as tenham e nos possam fazer essa oferta ! (Eu ainda tenho de ver a quem vou cravar uma este ano!)
Este é a altura de preparar licores – se os quiserem oferecer prontos a beber – de canela, café ou coco. E também podem colocar as mãos à obra e fazer chutneys, de maçã ou pêra que há agora em abundância e preparar um presente de comer diferente, para quem gosta de sabores de outras paragens. 
Chutneys come-se com quê? Acompanha muito bem carnes assadas de porco, e é um acompanhamento habitual de caril. Sirvam-nos com queijos, frutos secos e patês, e experimentem nuns folhados de queijo em vez de compota.
E agora que já partilhei sugestões de utilização, partilho a receita. Uma de muitos presentes de comer que podem fazer diretamente das vossas cozinhas para “o coração de quem mais gostam”!

No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para “Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar”. O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para [email protected])

Ingredientes para 6 frasquinhos pequenos:
(adaptado de “How to be a domestic goddess” – Nigella Lawson, página 357)

1,5kg de maçãs
1 cebola
1 colher de chá de piri-piri moído
250g de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
1 colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
250ml de vinagre de sidra
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos não muito grandes. Pique finamente a cebola.
Coloque depois a maçã, a cebola picada, todas as especiarias, o açúcar e o vinagre numa panela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e leve ao lume até que levante fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até que esteja uma mistura macia e muito aromática.
Coloque o chutney ainda quente em frascos previamente esterilizados, tape e guarde num local seco.
Se forem para oferecer decore com uma etiqueta bonita e sugestões de utilização.

Bom Apetite!