De: Dia de Domingas (Ver receita )



Receita - Cobbler de pêssegos e maçãs.

Aqui está mais uma maravilha da doceria americana, que estou testando pela primeira vez! Tenho uma grande amiga que vem da Geórgia, Sul do país, onde o Peach cobbler (Cobbler de pêssegos) é uma tradição. Ela foi quem me colocou curiosa, mas só agora deu para fazê-lo, ainda assim adaptado. No entanto tenho que admitir que a minha inclusão de maçãs deu uma balanceada na receita… acho que só com pêssegos, talvez ficasse um pouco enjoativo, mas isso é questão de gosto, claro. Eu adaptei literalmente a receita do recheio e o modo de fazê-lo e só mantive a cobertura da receita original. Ficou fantástico este cobbler e já sei que vou fazê-lo muitas vezes daqui para frente! A casquinha ficou durinha, por dentro a massa fofa e macia e embaixo as frutas com o delicioso molho! Ah, não se esqueçam de serví-lo ainda morno! Pode ser também acompanhado de chantilly ou uma bola de sorvete de baunilha! Ele é um acompanhamento fantástico para um chazinho ou cafezinho no Inverno! Bom apetite!!!


COBBLER DE PÊSSEGOS E MAÇÃS
Fonte adaptada: dlyn
Serve: 6 porções

Ingredientes para o recheio:
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de copo + duas colheres de sopa de açúcar
1 col. de chá rasa de canela
1 pitada de sal
3 pêssegos médios
2 maçãs grandes
1 colher de chá de amido de milho dissolvida num pouquinho de água

Ingredientes para a cobertura:
1 e 1/2 copo de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico
1/4 de col. de chá de sal
3 col. de sopa de açúcar
120 gr. de manteiga gelada, em cubinhos
3/4 de copo de leitelho (ou leite + 1 col de chá de vinagre – espere 5 min.)
1 col. de chá de essência de baunilha ou à gosto
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar

*Copo = 240 ml

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno à 170ºC. Unte com margarina um refratário médio.

Descasque os pêssegos e as maçãs corte-os em pedaços de tamanhos iguais. Reserve. Coloque uma frigideira no forno e derreta a manteiga. Deixe-a aí até ficar com cor dourada , agorajunte a metade do açúcar de dê uma caramellizada. Depois junte as frutas picadas e depois o restante do açúcar e a canela. Misture e cozinhe até as maçãs amolecerem, por cerca de 10 minutos. Junte o amido, misturando bem e deixando cozinhar até formar uma calda grossa. Retire do forno e coloque esta compota no refratário reservado.

Faça a cobertura. Miture todos os ingredientes secos e amasse formando uma farofa. Misture a baunilha no leite azedo ou leitelho e jogue-o de uma vez na mistura seca. Com a ajuda de um garfo, misture delicadamente e não muito, até formar uma massa grossa. Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque “bolas” de massa por cima da compoda de frutas, deixando alguns espaços ente elas, mas cobrindo a compota de maneira homogênea. Polvilhe com uma colher de sopa de açúcar e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar um pouco, antes de servir. Retire porções com uma colher grande e sirva em pratos ou tijelinhas. Sirva morno!