De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Coelho frito na Actifry

Sempre gostei de coelho. É uma carne magra e muito saborosa. Desde miúda que me lembro de comer coelho. Eu e a minha irmã passávamos o mês de Setembro com os meus avós maternos, uma prima e mais alguma família que ia aparecendo durante o mês. Era sempre um mês de brincadeira na rua, na horta, a mexer na terra, a ir à feira e a brincar às mercearias. Corríamos rua abaixo e rua acima, íamos buscar água à fonte e comer gelados no único café da aldeia. Passávamos a tarde no pinhal enquanto o meu avô cortava fenos para servirem de cama e fazia apitos com canas que cortava. Muitas vezes molhávamos os pés no rio da Tabuaça. Era bom! Era mesmo muito bom! E por essa altura o coelho para mim só se comia de uma maneira, cozido num tacho com arroz… e aquilo sabia-me a pedacinho de céu! Hoje em dia já como coelho de muitas outras formas, apesar de o confecionar muito raramente porque o homem lá de casa não aprecia. Aproveitei um dia em que o pai foi navegar para o Tejo e fiz coelho para o almoço das três. Deu para matar saudades e as miúdas adoraram também. Para quem não é apreciador de coelho pode usar esta receita com frango. O processo é exatamente o mesmo. A carne foi confecionada na Actifry Express juntamente com tâmaras e vagens de feijão verde… e ficou maravilhosa! Deixo-vos a sugestão:

1 coelho limpo e partido em pedaços
Sumo de 1 laranja
6 dentes de alho
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 colher de café de cominhos em pó
Sal q.b.
1 mão cheia de vagens de feijão-verde
1/ chávena de chá de tâmaras sem caroço partidas em pedaços

Numa taça grande colocar o coelho e temperar com uma pitada de sal, o sumo da laranja, o caril e os cominhos. Deixar marinar 30 minutos.

Colocar o coelho juntamente com a marinada na cuba da Actifry. Regar com meia colher medida Actifry de azeite e programar 10 minutos. Terminado esse tempo adicionar as tâmaras e o feijão-verde. Programar mais 15 minutos. Terminado esse tempo está douradinho e pronto a servir!

Bom apetite!