De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Compota de Pêra com Passas e Vinho do Porto


Cá em casa continua alguma azáfama para os presentes de comer para oferecer no natal. E como é habitual, estes presentes ganham uma vida própria… Não estava a contar fazer compota de pêra, mas uma oferta da dos cunhados Rita e Tó, fez com que me visse a braços com muitas pêras e bem madurinhas, a precisarem de ser consumidas rapidamente e de alguma forma.
Se algumas o meu pequeno António se deliciou a comê-las, ainda sobravam muitas, com uma validade reduzida. Foi por isso que rapidamente preparei um simples doce. Inicialmente apenas era para lhe juntar umas nozes ou amêndoas, mas após uma “sondagem€ do facebook do blogue, houve alguém que me deu uma ideia melhor. (Obrigada Paula!!!)
E assim foi. Em vez de nozes ou amêndoas, a compota ganhou uma nova vida, com o aroma do vinho do porto e a doçura das passas. E ficou maravilhoso.
Nesse tarde até houve crepes para o lanche barrados com um pouco de compota de pêra – um pedacinho que já não cabia nos frascos que estão ali alinhados para oferecermos este natal!
Continuam as ideias para os cabazes e algum aproveitamento com aquilo que nos vem parar generosamente a casa.
E por aí? Já começaram a preparar Presentes de Comer?

E por falar em Presentes de Comer – Dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações [email protected].

E dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro. Inscrições e informações em [email protected]. E o tema?  “Receitas para mesas de Festa”!

Ingredientes para 4 frasquinhos

1 kilo de pêras descascadas e se caroço
650g de açucar
150ml de vinho do porto
100g de uvas passas

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a pêra partida em pequenos pedaços e o açúcar. Envolva bem e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o doce ter atingido o ponto desejado (ponto de estrada). Com uma varinha mágica triture o doce. Adicione o vinho do porto e as passas e leve novamente ao lume deixando depois ferver, em lume brando apenas 2 minutos. 
Retire a compota e coloque-a ainda quente em frascos bem esterilizados e de preferência também quentes. Feche de imediato e vire-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos, para que ganhem um vácuo natural.
Rotule e decore a gosto.

Bom Apetite!