De: Dia de Domingas (Ver receita )



Receita - Confissões Culinárias de Ano Novo


Desculpe-me meus queridos leitores pelo lapso de Dezembro! Sabemos todos como é a correria de fim-de-ano e para somar-se a isso, meu computador deu problema! Faltou tempo também para consertá-lo e o mês foi passando

Por coincidência, não consegui fazer muitas coisas no mês passado, nem ao menos assar biscoitinhos para dar de presente, um "must" de Natal aqui! Para substituir, fiz umas geléias com combinações de sabores, o que se mostrou mais prático, e foi o que me salvou! :) No entanto, estou postando aqui a receita do que pode ter sido o meu "ponto-alto" culinário do mês! Quem sabe algum de vocês têm vontade de fazê-la?

Os alemães gostam e são bem sucedidos em adaptar receitas tradicionais de outras culturas! Eles também não ligam de adaptar as próprias receitas tradicionais e assim há sempre novas e modernas versões para os pratos conhecidos por todos! Bem, nesse caso, a receita que encontrei é mais uma adaptação da famosa sobremesa italiana, o Tiramisú. Há tantas versões desta sobremesa, mas aqui algo especial é o cruzamento desta, com a tradicional sobremesa alemã de Inverno chamada "Bratapfel"(maçãs assadas)! Foi a minha contribuição para a Ceia de Natal e acho que o resultado agradou aos olhos e ao paladar. Ficou definitivamente festivo, não acham?

Estarei postando regularmente a partir de agora e já no próximo fim-de-semana! Aguardem as novidades!

Abraços saudosos,

Andréa

BRATAPFEL TIRAMISU
(Tiramisu de maçãs assadas)
Fonte: adaptada do site Chefkoch
Rendimento: 8 porções grandes

Ingredientes:
100 ml de creme de leite
Ȉ gr. de açúcar
250 gr. de queijo mascarpone
2 cl amareto
casca ralada de 1 limão

100 gr. de biscoito champanhe (Portugal: palitos la reine)
100 ml de suco de maçã

Para a compota:
4 maçãs da sua preferência (usei àcida)*
5 col. de sopa de açúcar ou à gosto
250 ml de vinho branco
2 pitadas da mistura de especiarias para Lebkuchen**
50 gr. de amêndoas em lâminas

Decoração(opcional): chocolate em pó

*use uma maçã que não desmanche tão facilmente.
**Lebkuchen é o pão de especiarias alemão. Para fazer a mistura de especiarias próprias moer o seguinte: 1/2 colher de chá de noz moscada moída, a mesma quantidade de pimenta da jamaica e cravinhos; 1/4 de col. de chá canela moída; 1/8 de cardamom moído e 1 e 1/2 col. de chá de coentro moído. Misture tudo.

Instruções:

Melhor fazer a receita no dia anterior.
Primeiramente prepare a compota de maçãs: Descasque-as, tire os miolos e corte-as em cubos. Reserve. Numa panela, leve o açúcar para caramelizar. Cuidadosamente adicione o vinho aos poucos. Junte as especiarias e os cubos de maçãs. Deixe cozinhando em fogo baixo até que as maçãs estejem macias. Prove o açúcar e se necessário adicione mais. Deixe esfriar. Depois disso, torre levemente as amêndoas numa frigideira e junte à compota.

Agora prepare o creme: Bata o creme de leite com o açúcar até que ele se torne levemente espesso. Junte o amareto, a casca de limão e mascarpone. Misture tudo muito bem até conseguir um creme homogêneo. Mantenha-o gelado, caso monte a sobremesa mais tarde.

Montagem:
Os biscoitos podem ser usados inteiros, caso queiram fazer a sobremesa numa travessa. No caso do uso de taças individuais, corte os biscoistos em tamanhos mais ou menos regulares. Distribua alguns pedaços no fundo da taça e regue com um pouco de suco de maçãs. Coloque agora uma camada de compota e por cima uma camada de creme. Repita novamente a operação. Salpique a última camada de creme com chocolate em pó e enfeite como desejar. Mantenha-o gelado até servir. Bom apetite!