De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Coxas de frango assadas com chouriço

Coxas de frango assadas com chouriço

No sábado o almoço foram umas pernas de frango assadas no forno. Seja qual for a forma como cozinhe estas coxas de frango fazem sempre sucesso à mesa. As minhas filhas adoram e o meu marido, apesar de preferir as partes mais secas do frango, também aprecia bastante. Desta vez foram assadas com um molho de chouriço e outras especiarias. Vai ser uma combinação a repetir, sem dúvida! Aqui fica a sugestão:

Serve 4 a 6 pessoas

6 pernas de frango com coxas

½ chouriço de carne de boa qualidade cortado em pedaços
5 a 6 dentes de alho
7 ou 8 pés de coentros
1 colher de chá de pimentão doce
Sumo de ½ limão
Sumo de 1 laranja
1 colher de sopa de mel
5 colheres de sopa de azeite
Sal grosso q.b.
1 pitada de piripiri

De véspera, ou com pelo menos duas horas de antecedência, temperar as coxas de frango. Para isso basta colocar num robot de cozinha ou no copo da varinha mágica todos os ingredientes, com exceção do frango. Triturar até o chouriço estar em pedaços pequenos. Colocar as coxas de frango num recipiente largo e juntar o molho, envolvendo de forma a cobrir toda a carne. Reservar no frigorífico.

Uma hora antes de querer servir, aquecer o forno a 200.ºC. Colocar a carne com a pele virada para cima num tabuleiro de forno e regar com um fio de azeite. Reservar a marinada.

Ao fim de 20 minutos de forno, voltar todas as peças de carne para ganharem cor. Passados mais 20 minutos, voltar a carne novamente com a pele para cima e acrescentar a marinada reservada, distribuindo uniformemente por cima de todas as coxas. Deixar assar por mais 20 minutos. Quando estiver bem douradinho está pronto a servir! Acompanhamos com puré de batata e salada de alface, tomate e coentros.

Bom apetite!

Coxas de frango assadas com chouriço