De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Creme de Agrião com Presunto Crocante (receita também em video)


A inspiração e vontade de cozinhar têm chegado todas as semanas com o meu cabaz de produtos biológicos da Dona Rosa (https://www.facebook.com/dona.rosa.bio/?fref=ts). 
Frutas e legumes fresquinhos, muitas vezes acabados de apanhar e algumas vezes com habitantes nas folhas. Se os ingredientes deliciosos e frescos vêm no saco, é necessário novas receitas para os utilizar. É preciso utilizá-los a todos, com o mínimo de desperdício e criando ementas e acompanhamentos tendo por base o que chega todas as semanas. 
Ultimamente têm chegado agriões. Acompanham-nos em forma de saladas e até num bolo com cobertura gulosa de chocolate. Hoje num creme de agrião, uma sopa que gosto mais do que a habitual com as folhas de agrião e creme de grão de bico

Um creme reconfortante para estes dias frios com um pouco de presunto crocante e preparado também com outros legumes do cabaz: as cenouras e os chuchus. Daquelas coisas de época. De comer o que há, quando há. E de desperdicar o mínimo, que nesta sopa cremosa todos os pequenos (e tenros) talos dos agriões se aproveitam

.
Deixo-vos a sugestão, que na falta de agriões poderão preparar com espinafres, para vos aconchegar nestes dias frios. E há um pequeno video no canal para perceberem como é simples

.

Novo workshop dia 21 de Janeiro, pelas 15h, nos Workshops Pop-Up, com “Receitas para aproveitamente de sobras€. As inscrições, e mais informações seguem para este email: [email protected]!



Ingredientes para 4 pessoas:

200g de agrião (com talos incluídos)
1 chuchu ou batata grande ou courgete
2 cenouras
1 cebola
azeite q.b.
sal q.b.
4 fatias de presunto

Preparação:

Descasque o chuchu e as cenouras e corte-as em pedaços. Pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite. Acrescente depois os restantes legumes e deixe-os suar um pouco. Acrescente água até os cobrir o legumes, tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Acrescente depois os agriões e deixe cozinhar uns minutos. Triture depois a sopa até que fique bem cremosa e retifique de sal.
Entretanto prepare o presunto crocante, levando-o a cozinhar numa frigideira anti aderente e sem gordura até que fique crocante. Retire e deixe arrefecer.
Sirva o creme de agrião com o presunto e um fio de azeite.


Bom Apetite!