De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Crepes de Atum com Legumes (receita também em video)


Acho que é daquelas coisas que todos, mas mesmo todos temos sempre em casa|: uma ou duas latas de atum sempre presentes na despensa e prontas a fazer uma refeição. Daquelas coisas que trazemos quase sempre para casa numa ida às compras. Quem nunca desenrascou um jantar de sopa e tosta de atum. Ou uma saladinha de feijão frade, atum e ovo cozido numa marmita. Ou uma bela baguete de atum para levar para a praia. Isto já para não falar em quiches, massas rápidas, ou até umas pataniscas.
Acho que é um daqueles ingredientes que faz parte de quase todas as casas e de quase todas as despensas. E obviamente também aqui de casa.
Desta vez, o atum juntou-se a legumes consensuais e formaram um simples recheio de crepes - mas que podia ser para uma massa.
Os crepes esses, acho que já falei deles aqui, e são uma versão com polvilho e leite de coco que eu gosto muito porque gosto do sabor com que ficam. São perfeitos para quem não pode comer gluten e/ou laticinios, mas podem facilmente substituir estes crepes pela vossa receita habitual.
De qualquer maneira são uma simples refeição para a semana. E os que sobram são deliciosos também no dia seguinte, perfeito para quem leva marmita!
(E para simplificar, há video com a receita!)



Ingredientes para 6 crepes:

2 ovos
1/4 chávena de polvilho azedo ou doce (o que se usa para fazer pão de queijo)
1/2 chávena de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b. 

Recheio:
2 latas de atum em azeite
2 cenouras
1 alho francês pequeno
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para o recheio pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a cenoura ralada e o alho francês em rodelas finas. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o atum previamente escorrido e envolva bem. Reserve.
Para os crepes, junte os ovos com o polvilho, o leite de coco, o azeite e tempere de sal. Bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea e cremosa. Coloque uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque um pouco da massa, deixe cozinhar e vire para o outro lado. Retire o crepe e coloque-o num prato. Repita até esgotar todos os ingredientes. (Se preferir, poderá fazer uma receita mais convencional de crepes.)
Recheie depois cada um dos crepes com um o recheio de atum e legumes e dobre-os ou enrole-os. Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!