De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita - CROUTONS DE AZEITE, ALHO E ORÉGÃOS

Um creme de legumes pede algo que se trinque. Estes croutons são muito aromáticos e ligam perfeitamente com cremes de cenoura, abóbora, agriões, espinafres, marisco…

Os croutons também podem ser usados para dar textura a uma salada de folhas verdes (mistura de alface, agrião, rúcula…) com cubos de queijo feta ou flamengo ou lascas de queijo da ilha ou parmesão, envolvida num vinagrete simples ou enriquecido com mostarda e ou mel.

Melhor que tudo, é que são feitos para aproveitar aquelas grandes sobras de pão à semelhança das fatias douradas e do pão ralado (também aromatizado com azeite, alho e coentros ou salsa).
Não liguei o forno de propósito para os fazer, mas hoje que cozi pão para a semana, aproveitei enquanto aqueceu para fazer os croutons com as sobras de pão de centeio, daí a cor do miolo um pouco mais escura.
Bem secos, num frasco fechado os croutons duram mais de um mês sempre prontos a serem usados. E se sobrarem ainda podem ser reaproveitados, picando-os em pão ralado!

Fiz assim…

CROUTONS DE AZEITE, ALHO E ORÉGÃOS

INGREDIENTES
500g de pão duro
150ml de azeite
50g de manteiga
5 dentes de alho
2 colheres (sopa) de folhas de orégãos secos
1 colher (sopa) de sal grosso
1 colher (chá) de pimenta preta moída

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Cortar o pão em fatias de 1cm.
Cortar as fatias em tiras de 1cm e depois em cubos de 1cm.

Numa taça grande derreter a manteiga.
Adicionar o azeite, os alhos esmagados no esmagador de alhos e os temperos e mexer bem.
Juntar os cubos de pão e envolver bem, misturando alguns minutos.

Dispor o pão num tabuleiro e levar ao forno a 180/200ºC cerca de 20-25min..
Enquanto o pão está no forno remexê-lo 2-3 vezes, com uma colher grande, até que os cubos fiquem secos e dourados.

Retirar, deixar arrefecer completamente no tabuleiro e só depois guardar num saco bem fechado ou frasco hermético.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
– Outros aromas podes ser dados aos croutons, por exemplo alecrim. Para soltar os óleos de ervas mais duras, como o alecrim, aquecer um pouco o azeite e deixar infundir os aromas do alecrim bem picado. Para aromas mais indianos, um pouco de cominhos e açafrão-das-índias fica muito bem;
– Para lhes dar outra cor e permitir distinguir 2 variedades de croutons armazenados, pode ser acrescentado ao azeite um pouco de pimentão-doce;
– O tempo que o pão está no forno depende da humidade do próprio pão. Usei pão de centeio de fermento natural (sourdough) comೄ% de hidratação por isso demorou cerca de 25min.. Para outros pães pode demorar menos.