De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Cubinhos de Porco no Tacho com Massa de Pimentão


Com o aproximar do Natal, a minha cabeça começa a fervilhar de ideias – muitas que sei que não vou concretizar. Há workshops para agendar e preparar, receitas para filmar e dois blogues para partilhar ideias e sugestões. Há dois miúdos pequenos em casa, e há todo o resto de uma vida que nem sempre tem lugar aqui.
É bom sentir que as coisas fluem e ainda melhor receber mails e comentários de pessoas que estão tão ou mais entusiasmadas do que nós com a época que se avizinha, e que querem ideias e sugestões. Por enquanto ainda é cedo. Mas o início de Novembro trará coisas novas, sugestões e partilhas para cabazes de Natal e prendas caseiras, assim como alguns workshops dedicados ao tema, que a seu tempo divulgarei.
Entretanto continua a ser necessário alimentar o pessoal cá de casa, e muitas vezes só mesmo com coisas simples e triviais. Seja uma massa com bolonhesa de atum que os mais pequenos cá de casa adoraram, seja um lombinho de porco bem tenrinho e feito no tacho em poucos minutos acompanhado pelas “fritas” favoritas do Zé Maria e da mãe Joana.
O trivial também tem direito a receita no blogue!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco
1 colher de sopa bem cheia de massa de pimentão
2 dentes de alho
100ml de vinho branco
1folha de louro
1 colher de sopa de banha (ou azeite)
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte o lombinho de porco em cubos pequenos e tempere-os com o sal, a pimenta, a massa de pimentão, o louro e o vinho branco. Descasque os dentes de alho e rale-os, juntando-os à carne. Misture bem e deixe marinar algum tempo, idealmente de um dia para o outro.
Num tacho coloque a banha (ou o azeite) e deixe aquecer. Escorra a carne da marinada e acrescente-a à gordura quente deixando fritar, e sem parar de mexer. Quando a carne começar a ganhar alguma cor, junte a marinada, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar alguns minutos (cerca de 10 minutos), até a carne estar macia e o molho reduzido e apurado.
Sirva com palitos de batata doce no forno e legumes ou salada.

Bom Apetite!